sábado, 11 de novembro de 2006

Guia de Compras no Paraguai – Parte IV

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Assim como no Brasil, é fundamental uma boa pesquisa antes de efetuar suas compras no Paraguai. Como nem todos têm tempo (e disposição) para pesquisar de galeria em galeria, muitas das lojas possuem sites na internet onde disponibilizam listas de preços e e-mails de contato.

Mesmo assim, nem sempre é fácil encontrar o produto desejado, preços atualizados ou conhecer a reputação da loja escolhida, fator que pesa (e muito) na hora da compra. Via de regra, lojas que escondem preços ou oferecem artigos muito baratos, não são confiáveis.

Na quarta parte do Guia de Compras elaborado pela equipe do SopaBrasiguaia.com, apresentamos alguns sites que podem facilitar sua tarefa de vir às compras em Ciudad del Este.

ComprasParaguai.com.brtraz uma completa lista de lojas, separadas por gênero (informática, eletrônicos, celulares, etc). Clicando no ícone “lista”, à direita do nome do estabelecimento, é possível visualizar os preços de cada produto no estoque, embora não seja possível comparar entre duas ou mais lojas.

Meucat.com/Paraguai tradicional buscador que cruza informações disponíveis em várias lojas e fornece informações úteis, como endereço e telefone. Nem sempre é possível comparar preços, uma vez que muitas lojas não fornecem ou atualizam suas listas. Possui mapas e imagens das principais lojas.

Buscaguai.com.br – nova ferramenta de busca que mostra, de forma descomplicada, a oferta de produtos e os preços disponíveis em cada loja. Verifique nos sites das lojas se os preços estão atualizados. A cotação do dólar no topo da página pode ser editada para que os preços em reais fiquem mais próximos da cotação "oficial" de Ciudad del Este.

Comunidades no Orkut – para se informar previamente sobre a reputação da loja escolhida, pode-se consultar diversas comunidades temáticas na rede de relacionamentos Orkut, como “Eu já fui pro Paraguai”, “Compras no Paraguay”, entre outras. Antes de criar um tópico novo, consulte os já existentes.

Dúvidas sobre a cota? Sobre a DBA? Para acessar as edições anteriores do guia, clique aqui!

15 comentários:

  1. ola amigo ,tudo bem ?
    EStava procurando sobre compras no paraguai no google e achei sei blog .
    muito bom , para a gente ki é leigo . Gostaria de saber se voce pode me ajudar com uma duvida slimples .

    Sou funcionario de uma empresa e pretendemos ir la e comprarmos 21 mil cds r virgem . pagando o imposto de 50% sobre o valor total , poderiamos encontrar algum outro tipo de problema na fiscalizacao ?
    pergunto pelo motivo de ser cds , e em grande quantidade .

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma pessoa física pode trazer tamanha quantidade, verifique o capítulo do guia sobre a cota. Para empresas, valem as regras do comércio exterior brasileiro (informe-se com um despachante).

    ResponderExcluir
  3. Olá, fora a cota de U$ 300 para quem vai via terrestre, existe uma lista de produtos com quantidades limitadas fora essa cota? Exemplo: compro um celular de U$ 300 e posso trazer ainda 5 litros de whisky + 5 perfumes, etc. Isso é verdade? Meu e-mail é: carlossilvajr@hotmail.com Agradeceria muito se pudessem me dar uma resposta por e-mail. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Existe sim, Carlos. Verifique a Parte I deste guia, na parte onde relaciona-se os itens e quantidades permitidos pela Receita Federal. Há um parecer do Ministério Público condenando esta prática, mas, por via das dúvidas, é melhor não se exceder na quantidade.

    ResponderExcluir
  5. Ola antes de tudo quero parabenizar o site em sanar ou tentar nossas duvidas em relacao nas questoes de Br/PY.
    Minhas duvidas aqui sao apos le quase tudo,rsss
    Resido em S.Paulo e vou passar um tempo em Foz na casa da minha tia. Tenho uma lista de produtos de amigos. Entendo da cota de US300 e o excesso de 50% sobre o excedente da cota e a validade de isencao de 30 d.
    Minha duvida e:
    1) Posso ir varias vezes ao mes a CDE comprar sem declarar e despachar pelos correios la em foz mesmo tipo por sedex?
    2) Pede-se nota nos correios produtos pequenos como memoria,pen drive?
    3) Se dentre as vezes que for ao CDE eu declarar um dia a cota de independente do valor e em outro dia dentro do prazo de 30 dias de validade para isencao de imposto posso trazer mesmo assim e terei q pagar 50% sobre o valor dos produtos?
    no aguardo

    ResponderExcluir
  6. Na realidade, não é possível enviar mercadorias nos Correios de Foz do Iguaçu sem nota fiscal brasileira, a não ser objetos pessoais ou comprovadamente brasileiros, claro.

    Quanto à cota, você pode declarar quantas vezes quiser durante o mês, mas uma vez utilizada a isenção, pagará o imposto de 50%, independente do valor da compra.

    ResponderExcluir
  7. Ola, parabéns pelo site, to tirando várias dúvidas aqui, mas ainda tenho uma.
    É o seguinte vou ao Paraguai esta semana e queria trazer 200 dvd-rw de la, seria possivel esta quantidade se não quantos da para passar.

    ResponderExcluir
  8. DVD's e cd's (mesmo que virgens), por conta de problemas de licenciamento, estão sendo considerados piratas e apreendidos pelos fiscais, independente da quantidade.

    ResponderExcluir
  9. Tem um outro novo

    http://buscaparaguai.com.br

    ResponderExcluir
  10. Aos poucos, estamos atualizando esta seção.

    Saludos!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, gostaria de saber se as lojas no paraguai abrem no dia 02 e 03 de abril pretendo ir a foz nestes dias fico grato se poder me informar e parabens pelo site muito bom

    ResponderExcluir
  12. Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa são feriado também no Paraguai.

    ResponderExcluir
  13. Olá Cara, parabéns pelo site. Já li tudo aqui e acha que consigo sobreviver ao Paraguai, rs.
    Você sabe se no final de semana anterior ao Natal (18 e 19/12) as lojas de Ciudad del est estarão abertas normalmente? E nessa época a cidade costuma estar muito tumultuada? Os preços costumam ter aumento por conta disso?
    É melhor mudarmos a data da viagem para dia 11 e 12/12?
    Valew cara.

    ResponderExcluir
  14. Oi cara, seu blog é ótimo obrigado. Uma dúvida.
    Posso trazer um ps3 até 300 dólares e mais 2 celulares então sem problemas? pelo oq entendi da liberação de celulares foi isso, certo?

    ResponderExcluir
  15. se eu for pego com descaminho o meu carro é apreendido?

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.