segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COMPRAS NO PARAGUAI

Para fazer suas compras no Paraguai com tranquilidade e sem correr o risco de infringir a lei, confira nos tópicos abaixo algumas dicas elaboradas pela equipe do SopaBrasiguaia.com, de acordo com as orientações fornecidas pela Receita Federal. Para colaborar com esta seção, envie suas dúvidas ou esclarecimentos para o e-mail sopabrasiguaia@gmail.com. Clique nos links abaixo para expandir os tópicos.


- Leia Também: novas regras entram em vigor em 01/10


Parte I – Dúvidas sobre a Cota

Qual é a cota de compras no Paraguai? O que fazer quando as compras excedem a cota? É verdade que a cota de isenção tem validade por 30 dias? O que pode ser caracterizado como destinação comercial? Por que laranja não tem direito a cota? Mais...

Parte II – Dúvidas sobre a DBA

O que é a DBA? O que pode ser declarado como bagagem acompanhada? Onde retirar o formulário? As DBA’s vendidas por ambulantes no Paraguai são falsificadas? Como preencher a DBA? O que fazer para não ficar horas na fila da Aduana? Mais...

EXTRA: Receita Federal Lança Novo Formulário de DBA

Com a mudança nas regras para a declaração de itens adquiridos por brasileiros em suas viagens ao exterior, prevista para entrar em vigor no próximo dia 01/10, a Receita atualizou, também, seu formulário de Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Mais...

Parte III – Dicas para suas compras em Ciudad del Este

Você sabia que Ciudad del Este tem um órgão de defesa do consumidor? O que fazer quando a loja não emite a nota fiscal? Existe garantia para os produtos comprados no Paraguai? Como escolher uma boa loja? Mais...

Parte IV – Sites e Ferramentas de Busca

Antes de ir às compras em Ciudad del Este, pesquisar é fundamental. Neste capítulo, conheça alguns dos sites e ferramentas de busca que auxiliam a encontrar os melhores preços e produtos entre as lojas existentes. Mais...

Atenção:

As regras da chamada “Lei dos Sacoleiros”, que cria o Regime de Tributação Unificada (RTU) com alíquota de 25% para compras no Paraguai, valem apenas para aqueles que abrirem microempresas de importação e cadastrarem o CNPJ no Simples e na Receita. Para todos os demais, continuam valendo as regras detalhadas acima, ou seja, a cota mensal de US$ 300,00. Para saber mais sobre a "Lei dos Sacoleiros", clique aqui.

247 comentários:

  1. Excelente iniciativa, parabéns pelo trabalho, sempre vouo ao Paraguai e tem muita coisa aí que eu não sabia.

    ResponderExcluir
  2. Si desea buscar precios de productos puede entrar en www.comprasCDE.com el buscador de preços en lojas de ciudad del este

    ResponderExcluir
  3. excelente iniciativa do sopabrasiguaia em levantar as duvidas e sana-las para nos
    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu vi agora o compras paraguai também tem um sistema para comparar preços e buscar produtos, sendo o que tem mais lojas e é mais atualizado.

    E valeu pelo guia, muito bom mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. opa, bacana o site... muito boa a iniciativa, uma pergunta amigo, quando faço minhas compras pego as N.Fs certo?? os valores que preencho na DBA são os valores das N.Fs?? e a descrição do produto pode ser exemplo: monitos somente ou preciso especificar a mais?? No DBA, tenho que responder sim na questão "d" e ai especificar os produtos abaixo isso??

    Grato fico no Aguardo

    ResponderExcluir
  6. Respondido no orkut:

    - Sim, pode levar o celular. O procedimento correto seria fazer uma declaração de saída temporária de bens antes de sair do Brasil, mas, na prática, ninguém faz. E mesmo se fizesse, a Receita não tem estrutura para absorver tanta declaração.

    - Quando são produtos semelhantes, você pode agrupar e declarar o valor total. Não precisa detalhar muito, uma vez que você estará com a nota para verificação. Mas fique atento às quantidades permitidas, conforme descrito no "Guia de Compras no Paraguai".

    - Leve a DBA impressa e marque sim na opção "d"

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei o site muito bom, sanou parte de minha dúvidas... mas eu gostaria de saber qual a idade mínima para efetuar compras no Paraguai e se a cota para menores é de 300 dolares?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, sugiro que contate diretamente a Receita Federal, pois várias pessoas relataram problemas em relação à idade mínima.

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida: se eu fizer compras na cidade de Salto Del Guairá, terei que preencher o DBA e passar pela Aduana? Pois há cerca de um mês passei por ali e não houve fiscalização nenhuma. Obrigado.
    Marco.

    ResponderExcluir
  10. Todo o brasileiro, ao voltar para o país, sabe que tem a obrigação de declarar as compras feitas no exterior, seja em Salto, CDE ou Pedro Juan. Como nossa fiscalização não funciona, e a Receita não têm estrutura para tanto, a maioria passa direto, declarando apenas quando o fiscal aborda. O correto, no entanto, é declarar, até para evitar problemas com a fiscalização em outros pontos da estrada.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Guilherme,
    tenho uma dúvida... É mesmo verdade que, estando hospedado em Foz, se eu for uma vez a CDE para pesquisar preços (e voltar de mãos vazias) não posso retornar a CDE no dia seguinte para fazer as compras?
    E se eu comprar apenas uma pequena parte da cota, posso 'completar' no dia seguinte?

    ResponderExcluir
  12. Henrique, o que não pode é utilizar a cota em vários dias diferentes, tem que ser uma vez só, independente de ter atingido o valor de US$ 300 ou não. Mas você pode ir e voltar de Ciudad del Este quantas vezes quiser. Ou seja, vá, pesquise, encontre as melhores ofertas e compre tudo de uma única vez.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Guilherme,
    muitíssimo obrigado pela rápida resposta e por todo o conteúdo deste excelente site!
    Mais uma dúvida, se me permite:
    Quero viajar com meu MP3 player Creative 30Gb, usado, cheio de músicas. O aparelho foi comprado nos EUA por meu irmão há 2 anos e não tenho nota fiscal ou qualquer outra documentação.
    Ainda assim, poderei fazer uma Declaração de Saída Temporária de Bens (DST)? Em caso positivo, aonde e em que momento faria isto?
    Novamente, muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Sem problemas. Na realidade, no seu lugar, eu nem me preocuparia com isso, porque aparelhos como celular, mp3 ou máquina fotográfica fazem parte da bagagem de qualquer turista.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Guilherme..
    Me interessei pela RTU mas gostaria q esclarecesse uma duvida pra mim.
    Como a RTU pode ser viavel se o imposto mais ICMS pode fazer com que o produto fique com quase o mesmo preço de uma loja de uma grande rede? Ou meus calculos estao errados?
    Se possivel me explique exemplificando o como ficaria o preço final de venda de um produto para q nos micro-importadores tenhamos lucro!
    Obrigado e parabens pelos esclarecimentos!!

    ResponderExcluir
  16. É o que nós gostaríamos de saber também.

    ResponderExcluir
  17. Com relação a MP dos sacoleiros, o que voce acha das emendas q foram feitas pelos deputados? Voce acha que serão aprovadas? e gostaria de saber como fazer o cadastro na alfandega para para aderir ao RTU e se ja esta vigoranndo a nova MP?

    ResponderExcluir
  18. Vigorando está, mas ainda não foi regulamentado. Ou seja, o RTU só existe no papel, e caso seja barrado no Congresso, será como se jamais tivesse existido. Mais informações sobre o processo de abertura e cadastramento, você encontra nos links acima, na parte que fala especificamente sobre o RTU. Por enquanto, é ver para crer.

    ResponderExcluir
  19. ESTOU PROGRAMANDO UMA VIAGEM COM A FAMILIA E PARA FAZER COMPRAS TAMBEM, VOU DE CARRO, ENTÃO GOSTARIA DE ALGUMAS RESPOSTAS:
    1) EM PEDRO JUAN CABALLERO, DA PARA ATRAVESSAR E FAZER COMPRAS VARIAS VEZES? COMO É A FISCALIZAÇÃO ? PODE ATRAVESSAR VARIAS VEZES, OU EXISTE UM CAMINHO OBRIGATORI, OU O TRANSITO É LIVRE? PRETENDO FICAR EM UM HOTAL NO BRASIL, POSSO ATRAVESSAR VARIAS VEZES COM COMPRAS, ARRISCANDO NÃO DECLARAR NADA POR UM CAMINHO DIFERENTE DA ADUANA? COMO SÃO OS PREÇOS EM GERAL, SÃO MUITO DIFERENTES DE CDE?

    2) EM SALTO DEL GUAYRA, A TRAVESSIA DO BRASIL PARA O PARAGUAI, E VICE VERSA PODE SER FEITA SEM PASSAR PELA FISCALIZAÇÃO, É CLARTO QUE EU PRETENDO COMPRAR ACIMA DA COTA, MAS GOSTARIA DE ATRAVESSAR VARIAS VEZES PARA COMPRAR BASTANTE, PRETENDO FICAR EM UM HOTEL NO BRASIL. MAS SE EU RESOLVER IR DE CARRO DE SALTO DEL GUAIRA ATÉ CIDAD DEL ESTE, É PERIGOSO?, POIS QUERIA FICAR EM UM HOTEL EM CIDAD DEL ESTE? PARA PODER COMPRAR TRANQUILAMENTE? ACIMA DA COTA É CLARO, E DEPOIS TENTAR ATRAVESSAR POR PJC OU SALTO DEL GAUYRA.

    3) EM FOZ DO IGUAÇU VOU FICAR EM UM HOTEL NO BRASIL, PARA ATRAVESSAR DE ONIBUS DE LINHA REGULAR, TEREI QUE DEIXAR O CPF NA ADUANA, OU DA PARAR ATRAVESSAR SEM SER MOLESTADO, E NA VOLTA SE EU ESTIVER NO ONIBUS DE LINHA SOU OBRIGADO A DESCER PARA FAZER A DECLARAÇÃO, OU DA PARA FICAR DENTRO DO ONIBUS NORAMALMENTE?, QUAL É O RISCO? E SE FOR ATRAVESSAR E VOLTAR DE VAN, TENHO QUE DESCER TAMBEM E DECLARAR?

    - PERGUNTO TUDO ISSO, PORQUE EM 1996 FIZ ESSA VIAGEM E COMPREI BASTANTE SEM PRECISAR DECLARAR NADA, POIS SOMENTE DECLARAVA QUEM ERA ABORDADO PARA DESCER DAS VAN OU ONIBUS, POR AMOSTRAGEM, MAS AGORA ESTOU CHEIO DE DUVIDAS

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite. Tambem gostaria de parabenizá-los pela iniciativa do blog.

    Minha duvida é: Posso comprar nas lojas em CDE com o cartão de débito do meu banco? As lojas aceitam? Para mim seria muito melhor do que levar dolares no bolso ou reais.

    Abraços, Luciano

    ResponderExcluir
  21. Cartão de crédito internacional. Mas fique atento, pois algumas lojas costumam cobrar um "ágio" de 10% nas compras com cartão.

    ResponderExcluir
  22. ola, gostaria de saber onde posso encontrar no paraguay em ciudad del este, brinquedos da mattel?
    obrigada.
    magali

    ResponderExcluir
  23. Originais, nas grandes lojas de brinquedos. Réplicas, em qualquer mercadão de auto-serviço.

    ResponderExcluir
  24. Conhecí o blog na Gazeta do Povo...
    Morei em CDE por quase 7 anos e deixei muitos amigos no Paraguay!!!
    Que bom que achei um canal para ficar ligado nas novidades paraguaias!!!

    ResponderExcluir
  25. Desculpe se já tem resposta para minha pergunta, mas não encontrei!
    Estou querendo trocar os pneus da minha camionete no paraguay e voltar rodando, eles estão fiscalizando os pneus que estão instalados no carro?!! é proibido ?!

    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Desculpe se já tem resposta para minha pergunta, mas não encontrei!
    Estou querendo trocar os pneus da minha camionete no paraguay e voltar rodando, eles estão fiscalizando os pneus que estão instalados no carro?!! é proibido ?!

    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Proibido é, e os fiscais podem até apreender os pneus e deixá-lo só com as rodas. Mas não há como prever que os pneus de sua caminhonete possam furar justamente no país vizinho, certo? Portanto, o que vale é o bom senso do fiscal.

    ResponderExcluir
  28. Estou pensando em ir para Foz do Iguaçu no perido de 26DEZ a 03JAN. Gostaria de saber a respeito do funcionamento das lojas em CDE nesse período. Ouvi dizer que fecham para férias coletivas.
    O início de Janeiro seria indicado para compras ou fica tudo muito cheio?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  29. A maioria das lojas estará fechada. Não vale a pena. Garantia de comércio totalmente aberto, mesmo, a partir da segunda quinzena de janeiro.

    ResponderExcluir
  30. Valeu pela dica...Acho que vou adiar minha viagem...E o carnaval, é uma boa época para ir? As lojas funcionam normalmente lá?

    ResponderExcluir
  31. Aviso aos navegantes, a Medida Provisória 391/2007, convertida na Lei 11.580, revogou a MP 380, que instituiu o RTU, leiam todo o Blog antes de ir ao Paraguay pensando que vai pagar apenas 42% de imposto.

    ResponderExcluir
  32. A antiga MP dos Sacoleiros agora se chama Projeto de Lei nº 2105/2007 e, apesar de estar com prazo de apreciação vencido desde 10/11, ainda não foi votada na Câmara dos Deputados, o que deve acontecer só no ano que vem. Depois disso, segue para o Senado, aprovação do presidente, etc. Para ficar por dentro, clique no link do PL 2105/2007 no menu lateral ou acompanhe o noticiário diário.

    ResponderExcluir
  33. Também estou pensando em ir pro Paraguai no Carnaval 2008. Alguém sabe dizer se as lojas estarão abertas?

    ResponderExcluir
  34. Abrem normalmente. Carnaval é coisa de brasileiro, rs.

    ResponderExcluir
  35. Que bom...Então é pra lá que eu vou...rsrs
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Estou indo a Foz e PY. Comprarei apenas roupas e um par de tênis, coisas pessoais, nenhum eletrônico.
    Será que posso ter problemas nas estradas do Paraná ao transportar minha filmadora? Não tenho mais a NF dela. É arriscado?

    ResponderExcluir
  37. Ninguém no Brasil anda com a nota fiscal embaixo do braço. Ao deixar o país, passe na Aduana e preencha uma Declaração de Saída Temporária de Bens, gratuita.

    ResponderExcluir
  38. Estou indo para CDL e Foz (Cataratas), e quero levar minha câmera... como procedo para o transporte no Paraná pois está máquina foi comprada anteriormente no PY (Via freteiro) portanto não tenho NF, a PF em caso de nos parar na volta na estrada vai encomodar???

    desde Já agradeco a ajuda deste site

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, estive lendo aqui que existe limite de produtos, meu amigo esteve lá na semana passada e trouxe 8 sub woofers da pioneer, triaxiais, amplificadores, tudo dentro da cota, e ele passou sem problemas, alguém pode ,me explicar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Sobre objetos levados ao exterior, como câmeras fotográficas, preencha uma Declaração de Saída Temporária de Bens (DST), na Aduana, antes de deixar o país.

    ResponderExcluir
  41. João Paulo: ele teve sorte, diria, pois legalmente não poderia. Vai ver o/a fiscal foi com a cara dele... Mas essa questão dos critérios sempre rende muito pano para a manga, pois nem todos os agentes agem da mesma maneira. Alguns, na verdade, sequer conhecem as portarias emitidas pela própria Receita.

    ResponderExcluir
  42. Olá Guilherme!
    Gostaria de saber como funciona a cota para o free shop da fronteira com a argentina.
    Se eu usar minha cota de compras em CDE posso ainda comprar n dutyfree? Me falara que ali é livre de cota...

    ResponderExcluir
  43. O Duty Free é livre de impostos argentinos, mas não de cota brasileira. Em todo o caso, entre em contato com o pessoal de lá para ver quais procedimentos eles recomendam para não ter problemas.

    ResponderExcluir
  44. Olá, boa tarde e meus parabéns pelo blog! Realmente, é maravilhoso, bem organizado e direto!
    Gostaria de saber se as lojas em CDE estarão TODAS abertas no período da Semana Santa. Vocês deixaram bem claro que Carnaval é coisa de Brasileiro, mas e com a Semana Santa, como funciona?
    Se os estabelecimentos estiverem mesmo funcionando, que dias vocês me indicam pra fazer as compras entre quarta e sábado? Isto é, considerando o número de pessoas nas ruas, ou a chegada de produtos às lojas, talvez.

    Desde já MUITO obrigada e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  45. O funcionamento varia de loja para loja, difícil determinar um dia em que todas estejam abertas. Evite a sexta-feira santa e o domingo de páscoa. No sábado de aleluia, o movimento promete ser grande, o que significa grandes filas no retorno ao Brasil. Quanto ao fornecimento de produtos, será afetado apenas na semana posterior ao feriado, em caso de que as vendas realmente sejam grandes.

    ResponderExcluir
  46. para ir para foz e sair de lá com a máquina fotográfica, é necessária a apresentação da Declaração de Saída Temporária de Bens?

    ResponderExcluir
  47. se não é necessario esse documento, como eles conseguem saber o que foi comprado e o que naum foi comprado no paraguai?

    ResponderExcluir
  48. Não sabem. Mas a recomendação é que se a máquina for de grande valor, você preencha a declaração antes de sair do país para evitar problemas no retorno, embora câmeras fotográficas e aparelhos de celular sejam de uso comum entre turistas e não-turistas.

    ResponderExcluir
  49. olá, muito bom o sopa e o blog, bem esclarecedor. Tenho uma dúvida sobre o horário de funcionamento da aduana e da fiscalização. Vou uma vez por ano para CDE para fazer pequenas compras. Retorno ás 6horas da manhã horário do brasil, saindo de carro de CDE. A "nova" aduana está aberta nesse horário? Já tem fiscalização? Consigo fazer a DBA?
    Desde já agradeço a atenção. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  50. perco as mercadorias se tivercom restrição no serasa?

    ResponderExcluir
  51. Até onde temos conhecimento, não.

    ResponderExcluir
  52. Olá, pretendo ir para Foz no feriado e levar uma câmera digital (grandinha, semi-profissional) para tirar fotos lá. Não pretendo dar entrada com a câmera no Paraguai.

    Estou com medo de que a polícia me pare no caminho de volta e tome a minha câmera pensando que eu comprei ela no Paraguai. Não tenho a nota fiscal da câmera. Como eu poderia resolver esse problema?

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  53. Na realidade, se voce nao pretende sequer sair do pais e nao tem nota fiscal, nao ha como provar a procedencia interna. Mas nao se preocupe: provando que nao se trata de uma camera "zero quilometro", ja e o suficiente.

    ResponderExcluir
  54. Ouvi falar que não há cotas para brinquedos, desde que não seja em quantidade, aeromodelos fazem parte da lista de brinquedos?

    ResponderExcluir
  55. Verifique no link específico sobre as cotas no Guia de Compras, a informação a respeito dos brinquedos.

    ResponderExcluir
  56. olá gostaria de saber se as lojas em cdl estaram abertas no domingo dia 20/04/08 e outra duvida gostaria de saber de qual forma consigo trazer mercadorias para sp sem declarar impostos.

    ResponderExcluir
  57. 20/04 é dia de eleição no Paraguai. Melhor fazer suas compras no sábado.

    ResponderExcluir
  58. Ol� gostei muito da sopa brasiguai, gostaria de trazer lingerie do Paraguai, ser� que existem pessoas que trazem esse tipo de mercadoria por encomenda e se � legal

    ResponderExcluir
  59. Legal, somente mediante aquisição empresa-empresa.

    ResponderExcluir
  60. [i] Gostaria de saber se existe alguma loja de cosmeticos que venda pela internet!!!!

    Comprei uma máscara para cílios de uma mulher que vendia produtos de lá e nunca mais achei igual para comprar!!!

    ResponderExcluir
  61. ATENÇÃO: as lojas de Ciudad del Este, independente do ramo, não vendem diretamente pela internet. Qualquer conversa fora disso, é golpe.

    ResponderExcluir
  62. quero ir para o paraguai comprar cobertores,quantas unidades posso trazer?

    ResponderExcluir
  63. Não há limite definido claramente, mas a prudência recomenda não trazer mais do que cinco unidades.

    ResponderExcluir
  64. Existem caixas eletrônico e/ou bancos em CDE os quais se possa sacar dolares com cartão internacional? Existem casas de cêmbio em CDE as quais se possa troca reais por dolares? São confiáveis? Quais cotação utilizam?

    ResponderExcluir
  65. Muito bom sua iniciativa. Para atravessar a ponte é bom utilizar carro alugado ou é melhor ir de ônibus?

    ResponderExcluir
  66. - O Banco do Brasil tem uma agência em Ciudad del Este. O Banco ABN, da mesma rede do Real, também.

    - Carros com placas brasileiras são o alvo preferencial dos policiais corruptos. Evite cruzar a ponte de carro.

    ResponderExcluir
  67. Quero ir fazer compras em CDE, no dia de Corpus Chris, dia 22/05. Vou encontrar alguma loja fechada?

    ResponderExcluir
  68. Pode até ser, mas a maioria abosluta estará aberta.

    ResponderExcluir
  69. quero parabenizar desde já pelo blogger gostaria de saber de saber se os onibus e vans que fazem o trageto foz de inguaçu cid del leste se sempre são parados na fiscalizacão ou as vezes da para passar sem ser parado desde ja eu agradeço.

    ResponderExcluir
  70. Mesmo com a nova estrutura, a fiscalização segue sendo aleatória. Mas o ideal é declarar, até para não ter problemas na estrada, onde a apreensão é irreversível.

    ResponderExcluir
  71. boa noite e parabens pelo blogger gostaria de saber se voces tem conhecimento de uma loja com o nome digi companny que fica em assunção os caras de lá dizem que fazem entrega no Brasil pedi para eles o telefone eles me passaram um numero que não existe e o endereço que me passaram é Av. Pettirossi, 238 - Centro de Assunção Próximo a galeria Santo Domingo. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  72. Henrique Pesci28 maio, 2008 14:16

    Olá, o Sr. tem alguma nova informação sobre a lei dos micro importadores. Será que vai demorar muito para entrar em vigor. Desde já agradeço a atenção. Henrique Pesci.

    ResponderExcluir
  73. Tenho reservas para o Hotel Panorama in em ciudad del Este, porém li aqui que o hotel estaria interditado (notícia de 12 de abril de 2008). Alguém sabe qual a situação atual do hotel? poderiam sugerir um hotel no mesmo nível e que não fique muito longe do centrão de compras?

    ResponderExcluir
  74. Há mais de um hotel com a denominação Panorama, mas o que estava interditado já foi liberado. Similar a este, na região central, tem o Convair. Mas o rotineiro é hospedar-se em Foz do Iguaçu, onde o parque hoteleiro é mais amplo e com preços mais acessíveis.

    Quanto à Lei dos Sacoleiros, segue em tramitação no Senado.

    ResponderExcluir
  75. Parabéns ao Sopa Brasiguaia! Tenho uma dúvida:Vou a CDL de carro mesmo e gostaria de saber se tem como validar minha DBA (vou comprar dentro da cota) dentro do carro mesmo.Existe uma fila só para carros passarem pela Aduana e registrar suas compras? Vou viajar prox semana e gostaria de sua resposta,ok? Valeu d+!

    ResponderExcluir
  76. Caros,

    Estou com passagem marcada para ir a Foz e ao Paraguay, me falaram que na segunda feira não abre as principais lojas e shoppings, isto procede?

    Outra coisa, preciso trazer alguns pendrives, conta como memória de computador (2 itens por pessoa), componentes de informática ou componentes eletronicos? se eu trouxer um de 2Gb outro de 4Gb e ainda outro de 8Gb contará como 3 itens e vão apreender?

    Se eu tirar da embalagem e passar com pequenas coisa nos bolsos.. e para as maiores fazer a DBA o risco é grande ou razoável?

    No aguardo e obrigado.

    ResponderExcluir
  77. Tem lugar para estacionar na Aduana também, Karine. Não se preocupe. Se puder não passar de carro, no entanto, melhor, por conta da corrupção dos agentes de trânsito de Ciudad del Este e do caos perene nas imediações da ponte.

    CTC, o ideal é declarar, mas poucos componentes, de pequeno valor, não costumam ser o alvo maior da fiscalização.

    ResponderExcluir
  78. Agradeço a sua resposta à minha primeira pergunta! Resolvi então não ir de carro e ir de ônibus mesmo.Agora, na volta para o Brasil, o ônibus pára para os passageiros declararem ou a gente declara antes na Aduana e depois vai para o ponto de ônibus? Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  79. Todos os ônibus param na Aduana e você pode reembarcar em outro ali mesmo, sem necessidade do pagamento de nova passagem.

    ResponderExcluir
  80. PARABENS PELO SITE.
    Sou de brasilia , andei vendo sites de lojas no paraguai, percebi que o preço de TVs lcd no paraguai mesmo com imposto de 50% e mais barato que no brasil.
    Gostaria de saber o seguinte , e possivel trazer cinco TVs lcd legalmente pagando imposto

    ResponderExcluir
  81. O limite de eletrônicos repetidos, estabelecido pela delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu (declarado ilegal, mas utilizado como argumento para confiscar mercadorias), é de apenas duas unidades por pessoa. Acima disso, segundo a interpretação da Receita, caracteriza destinação comercial, não sendo possível legalizar as mercadorias, que serão apreendidas.

    ResponderExcluir
  82. OLA. MUITO BOM ESTE BLOG AQUI PARABENS....
    OLA PODE ME TIRAR UMA DUVIDA ESTOU INDO DE CARRO PARA O PY ESTE FDS, PARA TROCAR OS PNEUS E COMPRAR MAIS UMAS COISINHAS, QUAL SUA INDICAÇÃO QUE EU ENTRE COM O CARRO DENTRO DO PY OU DEIXE EM FOZ? QUERIA ENTRAR E JA TROCAR OS PNEUS LA SEM QUE PRECISEM PASSAR NA COTA É POSSIVEL E DEPOIS TIRAR O CARRO DE LA ESTACIONAR EM FOZ E VOLTAR SO PARA FAZER O RESTO DAS COMPRAS.
    OU SE EU DEIXAR ELE EM FOZ COMPRAR OS PNEUS ALGUEM LEVA NO ESTACIONAMENTO EM FOZ PARA MIM SEM QUE EU PRECISE LEGALIZAR???
    GRATA.

    ResponderExcluir
  83. Existem "serviços de entrega" no Brasil, mas é necessário aclarar que eles são ilegais. O ideal é passar a ponte, instalá-los e declarar.

    ResponderExcluir
  84. É posível traser mercadorias para destinação comercial?
    Sobre a lei dos sacoleiros, o registro de micro importador quem fara é a receita federal?

    ResponderExcluir
  85. Fabio, na atual legislação, não é possível. A nova Lei dos Sacoleiros ainda não foi aprovada pelo Senado.

    ResponderExcluir
  86. E ai pessoal ja estao liberando a nova DBA, pois seman passada um fiscal da receita me falou que no comeco do mes iria entrar outra DBA diferente da que eles implantaram a pouco tempo e seria dificil enganar a receita, pois sou do RGS e a policia rodoviria esta complicando querendo a DBA e a receita nao esta fornecendo a mesma assim esta gerando muitos transtornos para quem viaja mesmo declarando a mercadoria na aduana obrigado

    ResponderExcluir
  87. Ola estou contente com o trabalho de vcs de opinar e tirar as duvidas, eu astou querendo ir a Foz e dar uma passada no Paraguai para trazer uns pneus, queria saber se esta liberado para trazer? Quantos posso? E se eu coro o risco de perder?
    Grato pela atenção de vcs agradeço.

    ResponderExcluir
  88. Um jogo de pneus por pessoa e alíquota de 50% sobre o que ultrapassar a cota. Em caso de dúvidas, consulte também nosso "Guia de Compras", no menu lateral. Saludos!

    ResponderExcluir
  89. oi, parabens pole blog, muito instrutivo...
    irei a foz de carro, não quero passar de carro para lá ( cde) deicharei no hotel,mas e daí qual o melhor transporte? van onibus a pé ? qual o mai barato e menos perigoso ? grato

    ResponderExcluir
  90. Evite vans com placa paraguaia. Mais barato, seguro e garantido é o transporte coletivo, com freqüência a cada 15 minutos ou menos.

    ResponderExcluir
  91. Poxa vida, tenho muitas duvidas!
    Parabens pelo Blog, ótimo.
    Bem, gostaria de saber se cruzar a ponte a pé com mercadorias acima da cota, escondidas, pode ser muito perigoso ? Mesmo que nada aparente volume algum, como por exemplo produtos bem pequenos... Eu nunca fui ao PY, de tudo que ja pesquisei na internet ja aprendi bastante, mas claro, ainda não pude ver em prática como as coisas são de verdade. Eu quero comprar produtos pra revender, podem não saiu ainda a tal da lei que legaliza isso. Porem o paraguai é lotadíssimo e praticamente muita gente que ali está vive disso, sempre se arriscando passando da cota.
    A dúvida é essa... minha idéia é ir de onibus rodoviário até foz, cruzar tudo a pé, fazer minhas compras, legalizar 300 dolares e esconder o restante que passar (cerca de + 300 dolares). Qual o melhor tipo de "sacola" ultilizar pra guardar mercadoria pra disfarçar melhor essa atividade ilegal ? Mala de viagem ? bolsa ? sacolas de plastico ? mochilas ?
    Digamos que eu esteja com uma mochila e uma sacola plastica com os produtos comprados dentro da cota, posso mostrar apenas a sacola com a cota e deixar minha mochila quietinha com o resto das coisas ? ou eles pedem pra abrir e vão olhar e revistar tudo ?
    Os policiais seguem a risca as regras de quantidade de produtos igual e os generos ? Passar com mercadoria escondida utilizando o onibus urbano ou então atravessar a pé, o risco eh o mesmo ? A ida até a rodoviária e depois o retorno pra são paulo, ainda existe muitos riscos ? Eles revistam a bagagem ? Quero ir com uma mala de viagem, apenas, e guardar a mercadoria dentro dela, algumas escondidas em roupas na mala, outras em bolsos e jaquetas, caso esteja frio, ou aquela idéia de uma sacola e uma mochila. Na volta é mais seguro sobre fiscalização, voltar de onibus direto pra são paulo ou fazer varias uma escala por varias cidades e chegar em sampa aos poucos ? Isso seria indiferente sobre fiscalização ?
    Melhores dias pra ter menos chances de perder são os mais lotados ou os mais calmos ?

    Me desculpe por tantas duvidas, mas se eu esclarecer tudo isso posso começar meu negocio mais confiante. De qualquer forma, vou de qualquer jeito, quero conhecer e ver como funciona pra ir aos poucos tomando os melhores rumos da coisa...

    ResponderExcluir
  92. Outra duvida que eu tenho eh sobre hospedagem, existe algum lugar super barato pra se hospedar em foz ? vale a pena as diárias ? Pode me endicar um hostel ?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  93. Bem, gostaria de saber se cruzar a ponte a pé com mercadorias acima da cota, escondidas, pode ser muito perigoso ?

    - Perigoso e ilegal, nunca se esqueça.

    Eu quero comprar produtos pra revender, podem não saiu ainda a tal da lei que legaliza isso.

    - Enquanto não sair a "Lei dos Sacoleiros", infelizmente, pessoas físicas não podem fazer compras de produtos em quantidades para destinação comercial.

    Qual o melhor tipo de "sacola" ultilizar pra guardar mercadoria pra disfarçar melhor essa atividade ilegal ? Mala de viagem ? bolsa ? sacolas de plastico ? mochilas ?

    - As empresas de ônibus têm obrigação legal de verificar a bagagem de seus passageiros, embora não seja habitual. Além disso, a maior parte das apreensões não ocorre na aduana, mas, sim, na estrada, onde a fiscalização vem sendo intensificada cada vez mais e a possibilidade de pagar o imposto não existe, ou seja: perda total.

    Digamos que eu esteja com uma mochila e uma sacola plastica com os produtos comprados dentro da cota, posso mostrar apenas a sacola com a cota e deixar minha mochila quietinha com o resto das coisas ? ou eles pedem pra abrir e vão olhar e revistar tudo ?

    - A verificação é feita no bagageiro, primeiramente. Se detectada alguma irregularidade, o dono da bagagem é chamado para se pronunciar a respeito, com a identificação sendo feita pelo ticket.

    Os policiais seguem a risca as regras de quantidade de produtos igual e os generos ?

    - Depende do policial: alguns são desleixados, outros são felizmente flexíveis e outros atuam com excesso.

    Passar com mercadoria escondida utilizando o onibus urbano ou então atravessar a pé, o risco eh o mesmo ?

    - Normalmente, os ônibus urbanos são parados na aduana e um fiscal da Receita Federal entra para vistoriar no olhÔmetro as sacolas.

    A ida até a rodoviária e depois o retorno pra são paulo, ainda existe muitos riscos ? Eles revistam a bagagem ?

    - A rodoviária de Foz do Iguaçu é um dos principais pontos de apreensão de bagagens acima da cota.

    Na volta é mais seguro sobre fiscalização, voltar de onibus direto pra são paulo ou fazer varias uma escala por varias cidades e chegar em sampa aos poucos ? Isso seria indiferente sobre fiscalização ?

    - No oeste do Paraná, onde se concentra a maior parte da fiscalização, indiferente.

    Melhores dias pra ter menos chances de perder são os mais lotados ou os mais calmos ?

    - Não há.

    - Sobre hospedagem em Foz, consulte o site oficial da prefeitura, http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/turismo, onde há uma lista de hotéis separados por faixa de preço. Dê preferência a estabelecimentos longe da rodoviária ou da Vila Portes (Ponte da Amizade).

    ResponderExcluir
  94. Olá... amigos eu quero ir ao paraguay pra buscar apenas um mixer pioneer djm800 que lá custa $1450,00 qual a melhor maneira de fazer a compra uma vez que não é viável estar declarando o valor, e caso eu seja parado na estrada voltando de foz pra SP eu corro grande risco de perde-lo, um Abraço e Obrigado a todos...

    ResponderExcluir
  95. Olá pessoal
    é o seguinte eu estou querendo comprar um gabinete de CPU e esconder todas as coisas dentro do mesmo já ( memória, HD, drives, etc)e em seguida emparafusar.
    tenho uma duvida, os fiscais podem abrir o gabinete para conferir se há outros produtos dentro
    ou apenas o gabinete do CPU será fiscalizado? sem eles desemparafuzarem o mesmo para conferir
    obrigado desde já
    abraços

    ResponderExcluir
  96. Caio, o risco maior, como você mesmo antecipou, é perder o equipamento na estrada. Esquemas ilegais para travessia existem aos quilos, misturando compras de gente comum com drogas e armas. Obviamente, não recomendamos.

    Amanda, abertura de gabinetes pesados demais é comum na Aduana. Não se esqueça, também, que HD's são peças sensíveis e, quando instaladas, podem ser danificadas com o sacudir do transporte de um lado para outro.

    ResponderExcluir
  97. Olá Gilherme, obrigado pela informações, eu tenho uma ultima duvida amigo, eu vou pagar o imposto de 50% pelo valor exedente que no caso é de $575,00, esse valor eu tenho que pagar em dolar ou em real??? e caso seja pra eu pagar em real baseando me no valor do dolar qual a cotação que é usada pela receita federal, a do dolar paralelo ou do cambio paraguaio, um grande Abraço e obrigado mais uma vez...

    ResponderExcluir
  98. Olá Guilherme, parabéns pela iniciativa.
    Já fui escurraçada na comunidade de foz, então deixo minha pergunta aqui:
    A cotá é 300 dólares, pretedo comprar um notebook, vc acha q se eu colocar adesivo, despechar algum arquivo no note eu passo sem problemas?
    Eles fiscalizam tdo dentro do carro? como funciona?
    Se puderes ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde, Moana! O trânsito de viajantes com de posse de notebooks é relativamente normal, porém, a recomendação da própria Receita Federal é de que, ao deixar o país, preencha-se uma declaração de saída temporária e apresente-se a nota fiscal do produto. Dentro do Brasil, no entanto, são raros os que andam com nota fiscal e o fiscal, no caso, terá de provar que seu equipamento veio do exterior. Se o notebook apresentar sinais de uso, fica praticamente impossível determinar sua procedência ou "novidade".

    ResponderExcluir
  100. Tudo bem Guilherme?
    Estou indo em um congresso em Foz e estou pensando em fazer compras no Paraguai.:1-Aparelho de pressão analogico;1-Aparelho de pressão de pulso;1-calculadora HP48;1-Carregador de pilha;1-Leitor de cartão;1-memoria SD e MicroSD;1-MP4;1-Pendriver;1-Celular;1-memoria de computador;Sei que estes produtos ficaram acima dos 300 dolares e estou pensando em pagar o imposto sobre eles,ficaram em 370dolares.Estou em duvida quando a se eu comprar umas 2 camisas, 1 mochila,1 blusa,1 tenis e 1 relogio eu tenho que pagar imposto sobre estes produtos tambem ou posso considera como meu de uso pessoal.Ficarei muito grato se puder me ajudar quanto a esta duvida.Muito obrigado desde já.Abração

    ResponderExcluir
  101. Mensagem respondida por e-mail.

    ResponderExcluir
  102. - Olá, com relação ao roteiro, se saio do Brasil em direção ao Paraguai via Argentina para fazer compras, e quero voltar pela Argentina novamente, como faço o preenchimento do DBA, devo discriminar as mercadorias todas ou informo somente o que gastei? como é o procedimento na Argentina não vão me complicar, e se preciso declar as mercadorias e carimbar o DBA na aduana brasileira?

    ResponderExcluir
  103. Faça todos os procedimentos de legalização na aduana brasileira e exija o máximo que puder de comprovantes, pois fiscais e guardas argentinos costumam "procurar" irregularidades para extorquir motoristas brasileiros nas rodovias.

    ResponderExcluir
  104. OI, gostaria de aobter mais informações sobre o orgão (similar ao procon), que atua no paraguai.
    Pois estive lá em março, e eles nos enganam na conversão de dolar para guarany, ou seja você combina um valor em U$ e quando eles fazem a conversão esse valor sobre absurdademtne, e o pior só descobrinos quando chega a fatura do cartão.
    E mais eles se negam a dar nota fiscal, como agir nesses casos.
    Obrigada Gisele

    ResponderExcluir
  105. Olá. Sou leitor assíduo desse site. E agora gostaria de tirar algumas dúvidas. Se vocês puderem ajudar: Qual o horário de funcionamento da aduana para declaração das compras? Qual o melhor horário para a declaração, com menos movimento? Já notei que lá pelas 2 ou 3 da tarde as lojas já começam a fechar. Tem lojas que ficam mais tempo abertas? de que setores? Até que horas? Grato, José.

    ResponderExcluir
  106. Gisele, sua mensagem foi respondida previamente por e-mail.

    José, o pior horário para declarar é entre as 10h00 e as 15h00 de sábado ou dias de feriado / véspera. As lojas do Paseo San Blas, à direita de quem entra em Ciudad del Este pela Ponte da Amizade, costumam ficar abertas até mais tarde.

    ResponderExcluir
  107. Duas coisas ainda: Existe horário de funcionamento da aduana para declaração de bagagem? Se eu deixar para atravessar lá pelas 7 da noite, tem problemas?
    Outra coisa: como está em relação a menores de idade: precisa estar acompanhados dos pais para ter direita à cota?

    ResponderExcluir
  108. A aduana funciona 24 horas. Menores de idade com menos de 16 anos não podem assinar a própria declaração, sendo necessária a presença dos pais. Em todos os casos, é necessária autorização de viagem para que o menor possa deixar o país e retornar sem inconvenientes.

    ResponderExcluir
  109. Qual seria o horário de funcionamento no sábado e domingo nas lojas em Salto Guairá?

    ResponderExcluir
  110. Qual seria o horário de funcionamento no sábado e domingo nas lojas em Salto Guairá?

    ResponderExcluir
  111. Olá, minha dúvida é praticamente a mesma de todo mundo, mas depois de ler tudo acho que estou meio perdido....
    estou afim de ir no Py comprar umas coisas, nada de tão absurdo mas sei que 300$ não da pra nada, mp7, celulares, cartões de memoria, notebook, acho que gasto em torno de 1500 dolares, porem levarei apenas uma mochila, e com fé que tudo caiba, (tirando o note que quero apenas 1, o restante das coisas será de no maximo 2 unidades de cada, com exceção a pen drive e cartões de memorias que posso trazer mais...) resolvi que irei andando pela ponte, sou de sp e tem uma vizinha que mora no py e disse que é tranquilo, inclusive tem varios onibus fretados que saem do centro levando centenas de pessoas ao py todos os dias (e eu irei junto), a dúvida é, sou obrigado a declarar? ou declaro o que quiser? no valor de 300$ pois o restante não estou afim de pagar os 42% acaba não compensando a ida até o py pois vou trazer coisas baratas... e perto do que trazem na é nada... mas se tiver que declarar 300 sem problemas... posso até abrir a bolsa, eles conferem algo? Outra coisa são os lojistas... posso comprar mais de 300 em uma loja? ou tem um valor maximo por loja? Acho que por enquanto é só... logo terei mais duvida, e irei ao py na proxima semana 23-02

    ResponderExcluir
  112. Como cidadão brasileiro, pela lei, você é obrigado a declarar os bens trazidos ao país, seja do Paraguai ou de qualquer outro lugar. Mas atenção: o que passar da cota de isenção é tarifado com 50% sobre o valor declarado do produto, não com 42%. Caso os fiscais suspeitem de que o valor é muito baixo, podem empregar uma tabela própria. Nos dias e horários de movimento baixo ou normal, praticamente todas as pessoas que retornam a pé de Ciudad del Este estão sendo abordadas e "convidadas" a exibir o conteúdo de suas sacolas e mochilas. Se você optar por não declará-los, poderá ter todos os seus itens apreendidos em vistorias nas estradas. Da mesma maneira, ônibus de excursão não são os mais recomendados, uma vez que todo o tipo de mercadoria, inclusive ilícita, costuma ser transportada por empresas não tão idôneas. Quem traz em grande quantidade, traz de forma ilegal, pelo rio, pelo lago, fronteira seca e outras vias. Não há limite de compras por lojas.

    ResponderExcluir
  113. haaaaaaa simmm, começando a entender a coisa... é realmente irei ir e voltar andando pela ponte, suponho que chego as 5 da manhã, muita gente deve estar chegando também, e devo retornar as 17hs, um horario que provavelmente muita gente deve estar voltando... Sendo assim declaro é claro..., apenas os 300$, isto é... todas as lojas tem que emitir nota, recibo ou algo parecido certo? e as pessoas com suas mochilas ou sacolas tem que mostrar tudo? com centenas de pessoas eles fazem isso 1 por 1? aqui na 25 de março eu sempre vejo varios sacoleiros, chegando com varias sacolas pra vender aos lojistas, dai penso eu como esse povo tras tanta coisa? sabado mesmo, fiquei surpreso, vi um coreano abrindo um sedex deveria ter uns 50 mp7, e era SEDEX!!! então significa que muita coisa passa por correio... sendo assim, terei que me informar com minha amiga que vem de lá sempre, para possivelmente eu voltar com ela, e não temer de muita coisa, medo todo mundo tem, mas muitas pessoas arriscam, e conseguem geralmente sem problemas....e agradeço a vocês por prestarem tantos esclarecimentos a tantas pessoas...

    ResponderExcluir
  114. Boa noite!
    lguem sabe se as lojas ficam abertas no feriado de 1 de maio?

    abrços

    ResponderExcluir
  115. Olá
    estarei viajando a Assumpción e gostaria de saber se poderiam me indicar alguma loja confiavel e barata para comprar eepc (notebook).

    gostaria de comprar... tem como eu pagar a diferença dos valor (375x2 - 300 = 450/2 = 225)? ou nao posso comprar DOIS notebooks mesmo sendo de modelos diferentes?
    Seria possivel mandar um notebook pelo correio do paraguai para o Brasi? Preciso discriminar o que há na caixa quando colocarno correio? Com nota fiscal?
    mais uma pergunta para decarar os produos é preciso NOTA FISCAL (de verdade) ou a nota de compra, recibo e afins serve para a declaração? Sendo assim, qual a nota que devo solicitar da loja em que comprar o aparelho? Grande abraço e parabéns! Só aqui encontrei informações verdadeiramente precisas sobre compras no paraguai.

    ResponderExcluir
  116. Se eu for de onibus e voltar de avião. Terei direito ao Free Shopping no Rio?

    ResponderExcluir
  117. OLA. ESTOU INDO DE AVIAO PARA FOZ E VOU FICAR NUM HOTEL LA. VOU FAZER COMPRAS NO PY. CASO EU COMPRE 500 DOLAR E PASSE NORMALMENTE PELA FISCALIZAÇÃO, AINDA CORRO O RISCO DE PERDER A MERCADORIA NO AEROPORTO OU AI NAO TEM MAIS NADA A VER?

    ResponderExcluir
  118. SE EU COMPRAR MINHA COTA DE U$300,00 NO PY, POSSO COMPRAR NORMALMENTE NO DUTY FREE NA ARGENTINA OU EXISTE COTA? NESTA MESMA SITUAÇÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE PERDER MINHAS MERCADORIAS NO AEROPORTO DE FOZ QUANDO ESTIVER VOLTANDO?

    ResponderExcluir
  119. Terequame, se o free shop for válido também para voos nacionais, creio que não há problema.

    ResponderExcluir
  120. Aline, tenha em mente o seguinte: a cota de US$ 500,00 vale apenas para voos em que você embarca no exterior, o que exclui, portanto, voos iniciados em Foz do Iguaçu. Quanto ao Free Shop, importante ressaltar, também, que o Free Shop fica na Argentina e as mercadorias adquiridas nele não tem qualquer isenção especial no Brasil, devendo ser computadas, normalmente, dentro da cota de US$ 300,00. Se você não declarar suas compras na aduana da ponte, no momento da entrada ao Brasil, corre o risco de perdê-las no aeroporto, sim, uma vez que a declaração deve ser feita no momento do retorno ao país, e não posteriormente.

    ResponderExcluir
  121. Bom dia... Ótimo trabalho, gostaria de saber, eu tenho uma Microempresa, caso eu queira efetuar compras com destinação comercial em CDE, qual o total de impostos a pagar em %, pagando o imposto na aduana ainda tenho que pagar mais algum imposto como ICMS? Obrigado

    ResponderExcluir
  122. E com relação a quantidade para destinação comercial é livre ou existe quantidade maxima de um mesmo item? Trabalho com eletronicos tipo mp7,mp8 e informatica...
    Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  123. Bom dia, Everson. Para os casos que você cita, valem as regras para comércio exterior, completamente independentes das informações contidas aqui, que valem só para a pessoa física. O melhor conselho é consultar um despachante e verificar se vale a pena comprar do Paraguai ou importar direto do país de origem. Dependendo da quantidade, a segunda opção é melhor.

    ResponderExcluir
  124. Bom dia! Gostaria de saber como está a fiscalização de pneus em Guaira? A Receita ta pegando o pneus trazidos na mão, ou também os montados nos carros?
    Grato, Eduardo.

    ResponderExcluir
  125. A última notícia que temos é de que o Departamento de Operações de
    Fronteira (DOF) está fiscalizando essa questão dos pneus na região de
    Mundo Novo, entre Salto del Guairá e Guaíra, e fazendo algumas
    apreensões.

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde!

    Somente para confirmar:vou à cidade em um dia, compro bens no valor de US$ 300 ou um pouco mais e declaro tudo na DBA.

    Caso eu volte no dia seguinte e compre US$ 100, ao declarar, terei que pagar o imposto de Us$ 50, correto?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  127. ola.. gostaira de saber se é verdade q foi proibido trazer cobertores? casacos...

    ResponderExcluir
  128. Mero boato. Dê uma olhada em nossa página inicial, há um link com a informação da Receita sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  129. OLÁ ESTVA DANDO UMA OLHADA NO BLOG ESTA MUITO BOM.
    GOSTARIA DE SABER SE PODE TRAZER ELETRÔNICOS DO PARAGUAI COMO SOM PRA CARRO?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  130. Segundo a última orientação da Receita, que proíbe trazer pneus, autopeças e acessórios, não. Mas entre em contato direto com o órgão, o telefone da delegacia na fronteira está disponível, diariamente, em nossa coluna Hyperlink.

    ResponderExcluir
  131. Ola bom dia. Muito bom o site, ajudou bastante, mas ainda tenho algumas dúvidas, e gostaria da ajuda de vocês.
    Sou de SP e irei para Foz de avião e comprar alguns produto e CDE. Prentendo ir e comprar um video game PS3 no valor de $ 350, 2 pares de tenis um pra mim e um pra minha mulher, 1 maquina digital e algumas porcarias para meu filho. Qual o melhor procedimento pra não correr o risco de perder alguma coisa? quero fazer tudo dentro dos conformes, obrigado e aguardo um retorno...abs...

    ResponderExcluir
  132. Se estiver com alguém, divida alguns destes itens com a pessoa para poder enquadrá-los dentro da cota de US$ 300,00.

    E não se esqueça: a menos que seu retorno seja pelo voo da Tam que sai do Aeroporto Guaraní, no lado paraguaio da fronteira, sua cota é de US$ 300,00.

    A cota aérea de US$ 500,00 só vale para embarques no exterior.

    No aeroporto de Foz do Iguaçu, a cota é de US$ 300,00 e caso as mercadorias não tenham sido declaradas no ponto de entrada (Ponte da Amizade), serão apreendidas.

    ResponderExcluir
  133. Guilherme muito obrigado pela resposta. Irei embacar de volta pra SP do aeroporto de Foz...mas da próxima vez irei pelo Aeroporto Guarani, pois ja emiti a passagem nao tem troca infelizmente.
    Irei sozinho dessa vez por acaso tem um valor que eu possa ultrapassar os $300, pagando os impostos tem algum valor maximo...poderia por acaso fazer compras no valor de $500 pagar mais $100 de impostos e nao terei problemas no aeroporto de Foz...
    Se puder e quiser me adicione e poderemos conversar melhor obrigado e abs...

    cabralbr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. O que você não pode é exagerar na quantidade, por exemplo, comprar vários itens repetidos, de maneira a que o fiscal interprete que não é para uso pessoal, mas para destinação comercial. No mais, desconheço a existência de um valor limite, há pessoas que declaram US$ 1 mil em mercadorias e pagam o imposto sem maiores inconvenientes.

    ResponderExcluir
  135. Legal.
    Pra mim é conveniente pagar o imposto e não ter problemas mesmo assim valerá a pena a viagem.
    Por acaso sabe de algum feriado ou coisa que eu deva saber no final de semana de 3 de outubro? Me indicaria alguma loja de confiança para comprar no Paraguai??
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  136. Estou sem calendário aqui, mas não lembro de algum feriado no fim de semana mencionado.

    O que posso fazer é dar dicas para evitar que você entre em uma furada, por exemplo:
    - evite lojas pequenas e com portas para a rua no Paseo San Blas;
    - troque reais por dólares nas casas de câmbio de Ciudad del Este, pois em Foz do Iguaçu a cotação normalmente é pior para quem vai comprar;
    - evite compras com cartão de crédito;
    - dê uma olhada na Parte IV do guia, para ir se familiarizando com as principais lojas;
    - desconfie de preços muito mais baixos que nas demais lojas;
    - nunca saia de uma loja sem conferir se o produto comprado está funcionando e é mesmo aquele que lhe ofereceram;
    - exija nota fiscal ("nota de controle" não vale como cupom fiscal;
    - e em caso de problemas, procure a Polícia Turística na aduana paraguaia.

    ResponderExcluir
  137. Guilherme muito obrigado, valeu mesmo pelas dicas e parabens pelo blog muito interessante.
    Já estive algumas vezes no PY (4 vezes) conheco algumas lojas as mais conhecidas e fiquei mto impressionado com o novos shoppings la construidos e tb com a Monalisa ficou demais esta loja parabens.

    Obrigado abs...

    ResponderExcluir
  138. Guilher desculpa ae mas preciso de mais uma ajuda sua.
    A respeito do Imposto a ser pago na receita, ele é pago na hora em dólar?? ao sabados funciona normal??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  139. Boa noite. Blog esclarecedor como esse ainda não tinha visto. Parabéns. Também tenho uma dúvida: se eu comprar aproximadamente US$ 600,00 de eletronicos, nada repetido, e passar pela aduana sem ser fiscalizado, conseguirei embarcar no aeroporto de Foz sem problemas? E se eu declarar as mercadorias na aduana, terei problemas no aeroporto?

    ResponderExcluir
  140. Cabral, o valor é pago na hora, na própria aduana, que conta com um posto de arrecadação.

    Sam, não é questão de "passar sem ser fiscalizado", é questão de consciência de saber que suas mercadorias estarão ilegais ao não cumprir o requisito obrigatório de registrá-las no momento do retorno ao Brasil. Sem declará-las, terá problemas e perderá as mercadorias no aeroporto (sem direito a pagar imposto ou multa) caso a fiscalização faça a abordagem.

    ResponderExcluir
  141. Obrigado pela resposta anterior. Tenho mais uma dúvida: se eu comprar até US$ 300,00 no paraguai, declarar na Aduana, e comprar mais US$ 300,00 na Argentina, também declarar na aduana, totalizando US$ 600,00, terei problemas com apreensão das mercadorias no aeroporto de Foz do Iguaçu.

    ResponderExcluir
  142. A cota é para compras no exterior. Se você usá-la no Paraguai, mesmo que não chegue ao valor de US$ 300,00, perde o direito de usá-la na Argentina ou mesmo no Paraguai pelos próximos 30 dias.

    Em tempo: o Duty Free de Puerto Iguazú é duty free apenas para argentinos. Para brasileiros, a tributação ocorre de maneira normal ao retornar ao país.

    ResponderExcluir
  143. ola,poderia me esclarecer sobre uma duvida, quando diz 02 eletronicos quer dizer 01,gps e 01,camera fotografica ou 02,gps e 02,cameras obrigado desde ja. nelson curitiba

    ResponderExcluir
  144. Boa tarde parabéns pelo blog, gostaria de saber se posso fazer compras no py com meu cartão de credito nacional aqui do brasil ou somente internacional.

    ResponderExcluir
  145. NS, significa que você pode trazer 02 + 02 + 02 + 02, etc.

    Marcos, compras no exterior, somente com cartão internacional. Consulte seu banco para informar-se sobre eventuais restrições.

    ResponderExcluir
  146. ola,com os bancos em greve,como os sacoleiros estao pagando os impostos,abraços grato nelson

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde, Nelson. A informação que temos é de que a greve não afeta a questão do recolhimento de tributos na aduana.

    ResponderExcluir
  148. Ola Guilherme,

    Saindo de Foz de onibus para São Paulo, como é a fiscalização? Param todos os onibus? Olham todas as malas? O que é melhor voltar de onibus ou de avião?

    ResponderExcluir
  149. Na realidade, depende muito do seu conceito do que é melhor ou não. Se a preocupação é fiscalização, a única saída segura é declarar corretamente a bagagem, já que as vistorias ocorrem tanto no aeroporto, com o uso de detectores, como nas estradas, com abordagens aleatórias na rodoviária de Foz do Iguaçu e nos postos de fiscalização ao longo do caminho. Se o ônibus for parado, todas as bagagens que os agentes considerarem "suspeitas" serão vistoriadas, estejam elas no bagageiro ou na parte de cima do ônibus.

    ResponderExcluir
  150. Olá

    Estou pretendendo ir em Guaira e comprar um nintendo Wii, pesquisei o preço e descobri que está dentro da cota. Mesmo assim, se eu for barrado corro algum risco do meu produto ser apreendido?
    Outra dúvida: em outra ocasião, pretendo comprar aqueles receptores com antena que capta canais de Tvs por assinatura, o preço tbém está dentro da cota, mas já ouvi falar que esses aparelhos são ilegais. Realmente são? Se eu comprar e for parado, corro risco de perder o aparelho?

    ResponderExcluir
  151. Sobre o videogame, se você declará-lo corretamente no momento do retorno ao Brasil, não correrá qualquer risco de apreensão.

    Já sobre o receptor, consulte o link abaixo:
    http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2009/09/venda-do-azbox-gera-duvidas-na.html

    ResponderExcluir
  152. ESTIVE NA CDE A 6 MESES E FIZ COMPRAS DENTRO DA COTA, MAS PRUCUPADO COM O TRANSPORTE ATE A RODOVIARIA,PEDI PARA ME ENTREGAR NA RODOVIARIA,FIQUEI NA ESPERA ATE O EMBARQUE E NADA DA MERCADORIA,COMO PAGUEI NA LOJA,COMO DEVO PROCEDER PARA RECUPERAR A MERCADORIA,SO FORNECERAM UM CONTROLE DE COMPRA.PRETENDO VOLTAR ,MAS NAO QUERO PERDER O DINHEIRO DA PASSAGEM,SE ELS NAO ME ENTREGAREM A MERCADORIA. JORGE

    ResponderExcluir
  153. Como primeiro passo, entre em contato com a loja e tente solucionar o problema. Como segundo, procure a Polícia Turística na aduana paraguaia e solicite acompanhamento até o local. Normalmente, funciona.

    ResponderExcluir
  154. irei a foz e ao paraguai fazer compras...
    gostaria de saber ... minha cota 300 dólares, irei e voltarei de avião...e ai como proceder?
    e se passar da cota?

    ResponderExcluir
  155. Primeiramente, se você ficar hospedada em Foz do Iguaçu ou seu voo partir de Foz do Iguaçu, a declaração das mercadorias ocorrerá na aduana da Ponte da Amizade. A cota aérea de US$ 500,00 só vale para embarques no exterior. A tarifação sobre o que ultrapassar a cota está detalhada na Parte I do guia.

    ResponderExcluir
  156. oi.
    em primeiro lugar eu amei o site, exelente qualidade.
    mais gostaria de saber:
    eu vou as vezes ao paraguai e tem pessoas que pedem para eu trazer algumas coisas de lá.
    mais estou querendo fazer um anúncio avisando qe dia eu vou, essas coisas...
    mais não tenho a mínima idéia de como eu faço.
    voces poderiam criar um anuncio pra mim?
    é só para imprimir em um papel e distribuir em alguns lugares.
    voces poderiam criar um anúncio pra mim? ²
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  157. Aí você já está se folgando, não é mesmo? Monte um cartaz básico, distribua entre os amigos ou então avise no orkut. Só não faça spam na comunidade do Sopa, pois não permitimos propagandas.

    ResponderExcluir
  158. Olá,
    Gostaria de saber se paga alguma coisa ao declarar, estando abaixo da cota?

    ResponderExcluir
  159. A cota existe, justamente, para que você esteja isento de qualquer pagamento em compras abaixo de US$ 300,00. Mas atenção: independente do valor declarado, o uso da cota é permitido, apenas, uma vez a cada 30 dias.

    ResponderExcluir
  160. Olá,
    Tenho a intenção de alugar um carro no aeroporto e ficar com ele durante minha estadia em foz. Posso ir com o carro alugado para CDLeste? onde posso parar o carro sem ser explorado?
    Outra pergunta: Ao declarar compras acima da cota de U$300,00, posso pagar em dolar ou tem que ser em real?
    Desde Já Muito Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  161. Desculpe,
    Esqueci de perguntar se a carteira de motorista emitida no Brasil pode ser utilizada na CDLeste ?

    ResponderExcluir
  162. Pode sim. Mas não esqueça do RG (sem ele, você não pode sair do país ou entrar no Paraguai e certamente será alvo de extorsão policial, por estar sem a documentação necessária).

    ResponderExcluir
  163. Quanto às perguntas anteriores, verifique com a locadora se o contrato de aluguel inclui uso nas cidades limítrofes. Se puder, evite ir de carro a Ciudad del Este, pela confusão no trânsito e pela corrupção policial. Se for estacionar, uma boa dica é o estacionamento que fica atrás do Shopping Americana, na segunda rua à direita de quem entra no Paraguai pela Ponte da Amizade. O pagamento do imposto, calculado em dólar, pode ser feito em moeda local.

    ResponderExcluir
  164. Olá, gostaria de saber o seguinte, minha esposa quer comprar algumas coisas na Argentina e eu no Paraguai, podemos fazer o DBA em separado? Isso é, qdo a compra for na Argentina fazer o DBA no CPF dela e qdo for no Paraguai usar o meu , ou eu só por estar acompanhando ela na Argentina já dancei com minha cota de U$300?

    ResponderExcluir
  165. Olá gostaria de saber se e possivel eu ir de carro ou onibus comprar mercadoria de Salto de Guaira Ate Ciudad del lest?
    se alguem poder me ajuda ficarei mt agradecido!
    abraço a todos!

    ResponderExcluir
  166. SLuque:

    É a providência correta. Como a cota é para compras no exterior, independente do país, e só pode ser usada uma vez a cada 30 dias, use a cota de um no Paraguai e a cota de outro na Argentina. Lembrando que o Duty Free Shop argentino isenta apenas os impostos argentinos, e não os impostos brasileiros em caso de compras acima dos US$ 300,00.

    Camila:

    A estrada que vai de Ciudad del Este a Salto del Guairá é a Supercarretera de Itaipu. Após cruzar a Ponte da Amizade, continue pela rodovia até o Km 4. Chegando lá, vire à direita em direção a Hernandarias e você já estará na Supercarretera. Para chegar a Salto, basta seguir o caminho (são cerca de 200 quilômetros). Há vários ônibus que fazem o mesmo trajeto, procure os guichês das empresas na Rodoviária de Ciudad del Este, que fica atrás do Estádio 3 de Febrero (o estádio enorme que você vê de Foz do Iguaçu quando olha em direção ao Paraguai).

    ResponderExcluir
  167. Boa Noite... fiquei mt feliz por vc esta me ajudando... eu gostaria de fazer compras para minha loja, eu posso ir a ciudad del lest compra as coisas ( acimar da cota cerca de 5000 dolares ) e ir de carro meu proprio placa brasileira ou e melhor pegar um onibus e seguir o caminho? eu preciso ter passaporte ou algo do genero?
    se vc pode esta me ajudando mt obrigado novamente!

    ResponderExcluir
  168. Tenha em mente que compras com destinação comercial não são permitidas pela Receita Federal. Se a fiscalização te parar com US$ 5 mil em mercadorias, você perderá não apenas os produtos, como o carro também. Para sair do Brasil e entrar ao Paraguai, você precisa estar de posse pelo menos de seu RG original. Se o carro estiver em nome de outra pessoa, precisará de procuração para dirigi-lo. Os únicos documentos de identidade aceitos pelas autoridades paraguaias são RG ou passaporte.

    ResponderExcluir
  169. ola meu nome e carlos gostaria de saber o q acontece se eu alugar um carro e trazer 4mil dolares em mercadorias ou 5 mil perde o carro alugado?

    ResponderExcluir
  170. CARO AMIGO, NO CARNAVAL COMO PROCEDE O COMERCIO, ESTOU INDO PELA PREIMEIRA VEZ, CONSIGO DESENROLAR COMPRAS (DENTRO DA COTA) NUMA BOA OU VOU PRECISAR DE AJUDA? TEMALGUMA DICA P/ INICIANTE,
    POSSO TRAZER UMA PISTOLA DE PRESSA
    (ELA E LIBERADA PELA LEGISLACAO BRASIL)
    GRATO

    ResponderExcluir
  171. voltei dos EUA e fui declarar um notebook que comprei lá por 485 dolares, na receita federal me falaram que nao era necessario declarar pois estava abaixo da cota de 500 dolares e me mandou passar sem problemas, agora se eu quiser sair do Pais com meu notebook como faço para preencher a DST , eu tenho o comprovante da compra nos EUA que tem o valor de 485 dolares mais la a nota fiscal nao sai no nome da pessoa, como isso eu consigo obter o DST?

    obrigado

    Gustavo SJC

    ResponderExcluir
  172. Olá amigos, parabéns pelo site.
    Minha pergunta é:
    Irei ao Paraguai no próximo dia 6. Pretendo comprar um pouco acima da cota, por volta de 500 a 600 US. Vou declarar tudo. Para não ter problemas. Voltarei de avião, por Foz. No aeroporto é feito nova fiscalização? Ou somente na aduana?
    Agradeço muito pela resposta.

    ResponderExcluir
  173. Carlos:

    Você perde o carro, a mercadoria e será indiciado por contrabando e outras eventuais infrações cometidas.

    Cliente Vip:

    No Paraguai, Carnaval não é feriado. Armas de pressão costumam ser apreendidas pelos fiscais da Receita.

    Gustavo:

    Creio que o fundamental é provar que o equipamento já estava com você antes de cruzar a fronteira. Ao deixar o país, explique a situação ao fiscal e mostre que trata-se de um equipamento usado.

    Fevalini:

    A fiscalização ocorre na aduana e no aeroporto, com a diferença de que no aeroporto não é possível recorrer da apreensão. A cota aérea de US$ 500,00 vale só para embarques feitos no exterior.

    ResponderExcluir
  174. Olá, sou empreendedor individual e queria saber se já posso trazer mercadorias do Paraguai pagando os 25% de imposto ou esta lei ainda não está vigorando?

    ResponderExcluir
  175. Ainda não. Acompanhe pelo link abaixo:
    http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2009/09/especial-regulamentacao-da-lei-dos.html

    ResponderExcluir
  176. Boa noite, vi em um site de compras do paraguai que CARNAVAL NOS DIAS 15, 16 E 17 Seriam feriados... e que a maioria das lojas fecham isso procede????

    ResponderExcluir
  177. Carnaval não é feriado no Paraguai.

    ResponderExcluir
  178. As lojas funcionarao no feriado de carnaval? sou minas quero ir aproveitar pra fazer compras, mais so irei se tiver aberto as lojas... espero resposta mais especifico na segunda feira dia 15/2

    ResponderExcluir
  179. Carnaval não é feriado no Paraguai. Lojista que porventura fechar apenas perderá dinheiro, posto que a Tríplice Fronteira estará lotada de turistas brasileiros.

    ResponderExcluir
  180. Gosatria de saber o horario de lojas no paraguai durante a pascoa/2010.
    obrigada

    ResponderExcluir
  181. Amigo, nos EUA, quando uma pessoa lhe envia um presente pelos Correios com valor até U$ 50,00 não se paga imposto. Você sabe me informar se eu posso fazer isso estando em Assunção? Enviar um MP3 player de U$ 40,00 desta forma? Outra coisa: vou viajar de Ciudad a Assunção de ônibus, chegando de madrugada. A cidade é tão violenta quanto no Brasil? Obrigado pela ajuda e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  182. Olá, vou a CDE em março e estou com dúvidas a respeito de hospedagem. Indicariam algum lugar "bom, barato e seguro"? De CDE pretendo ir até Assunção de ônibus,gostaria de algumas dicas para não cair em nenhuma furada.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  183. Na fronteira, dê preferência a hospedagem em Foz do Iguaçu. Como as opções são muitas (em www.fozdoiguacu.pr.gov.br/turismo - 0800.45.1516 tem uma lista de hotéis por faixa de preço), a concorrência também é grande.

    Em Asunción, uma boa dica é o Plaza Hotel (verifique no Guia Turístico do Sopa Brasiguaia, na parte que fala sobre Asunción), mas consulte o site oficial do turismo paraguaio (http://www.senatur.gov.py/) para se informar sobre outras opções.

    ResponderExcluir
  184. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  185. Boa tarde, Por gentileza, pretendo ir a CDE na semana santa, vcs sabem se as lojas abrem na sexta feira? e no sabado?

    obrigado

    ResponderExcluir
  186. Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa, a possibilidade maior é de que não abram (até porque, é feriado no Paraguai também).

    ResponderExcluir
  187. Como é o movimento no Sábado vespera do Domingo de pascoa?? As lojas abrem normalmente? Ah um grande fluxo de pessoas nesse dia??

    Mto Obrigado

    ResponderExcluir
  188. No sábado o movimento é intenso. Domingo e sexta-feira são feriados.

    ResponderExcluir
  189. Bom dia! Vou para Foz fazer uma prova depois da semana da páscoa de avião. Aproveitarei para passar em CDL para conhecer e fazer compras tb. Minha dúvida é a seguinte: Quero comprar um not, celular, roupas, tênis, perfumes e algumas besteiras (chocolate importado, etc). Tenho que declarar tudo? Ou posso trazer as roupas, tênis, perfumes e as besteiras sem precisar de declarar alegando que já eram minhas? O not e o celular eu posso fazer isso tb? Como é a fiscalização no aeroporto de foz? Revistam até as roupas de baixo? hehehe
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  190. Outra coisa, ficarei na Pousada El Shaddai. Conhece? É de boa procedência?

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  191. Mayko:

    Você deve sim declarar todos os produtos adquiridos durante sua viagem ao exterior, com leve exceção para itens de uso pessoal e em circunstâncias compatíveis com a viagem, como por exemplo, vestuário, livros ou cosméticos. Entretanto, estes itens devem estar em quantidades realmente compatíveis com o tempo que você passou fora do país. Como explicar, por exemplo, meia dúzia de perfumes e dez camisetas para uma estada de pouco mais de três horas ou um dia no país vizinho?

    Quanto a eletrônicos e informática, se você não declará-los e não apresentar nota fiscal válida, brasileira, ao ser abordado na estrada ou no aeroporto, corre o sério risco de perdê-los. No aeroporto, há equipamentos de raio-x para bagagens e pessoas.

    A única fórmula segura, para não ter problemas, é seguir o que a lei determina e declarar tudo corretamente, mesmo que para isso tenha que pagar algo de imposto.

    Saludos!

    ResponderExcluir
  192. Olá Amigo.

    Você sabe me dizer como está a situação da RTU? Tenho empresa como simples, e gostaria de importar produtos. Tem alguma informação adicional a respeito? Qual procedimento? Li o artigo, e basicamente é o que está no geral na internet. Mas o que está valendo?
    Como trazer uns 13 mil do Paraguay neste primeiro trimentre, tem alguma idéia como está isso?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  193. Até o momento, RTU só existe no papel. A informação mais atual está postada no link abaixo:

    http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2009/09/especial-regulamentacao-da-lei-dos.html

    Saludos!

    ResponderExcluir
  194. 1 de maio é feriado no paraguai?
    estarei em foz, será que é melhor ir pra ciudad del leste no domingo, pra fazer compras?

    ResponderExcluir
  195. Camila:
    01/05 é feriado do Dia Internacional do Trabalhador. No Paraguai não é diferente (se alguma loja abrir, o fará ilegalmente).

    Begin Imports:
    Precisará ser cadastrado junto à Receita e cumprir alguns requisitos como limite anual de faturamento, como previsto na lei (que fala apenas de microempresas, não de empreendedores individuais). Os detalhes sobre como funcionará o sistema somente a Receita poderá dizer, uma vez que nada foi tirado do papel até o momento.

    ResponderExcluir
  196. Amigos estou indo pra Paraguai com minha esposa e quero trazer modulos/amplificadores ....Eu posso trazer 2 modulos e ela mais 2 em sacolas separadas? ou seja ela traz os 2 dela e eu os meus 2?

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.