terça-feira, 11 de novembro de 2008

Colorados Buscam Ocultar Financiamento Irregular

Por Fernando R. V. Fernandes - SopaBrasiguaia.com

A cada dia que passa o caso do financiamento irregular da campanha do Partido Colorado com fundos de instituições públicas, dentre as quais há grande destaque para a Itaipu Binacional, recebe novos aportes de informação que, por sua vez, levam a novos questionamentos sobre o caso.

Em sua edição de segunda-feira (10), o Diário Última Hora trouxe mais informações sobre o andamento das investigações e as manobras nos bastidores do Partido Colorado.

Uma das publicações informa que os senadores colorados Rogelio Benítez e Víctor Bernal, respectivamente ex-chefe de campanha da candidata presidencial colorada, Blanca Ovelar, e ex-diretor paraguaio de Itaipu, recusaram-se a assinar o relatório sobre os gastos do partido nas últimas eleições.

A manobra seria uma tentativa de adiar a apresentação do referido relatório à Justiça Eleitoral Paraguaia, uma vez que o documento revela que o Partido Colorado pagou apenas por uma parcela mínima de toda a publicidade utilizada na campanha.

O segredo em torno do documento foi tanto que nem o colorado Osvaldo Domínguez Dibb, que atualmente disputa judicialmente a presidência do partido com Lilian Samaniego, conseguiu que a Justiça Eleitoral lhe fornecesse uma cópia do relatório.

No entanto, o Diário Última Hora conseguiu parte da documentação, na qual consta que o Partido Colorado pagou aos canais televisivos do Paraguai um total de G$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 549 mil).

No entanto, relatórios da empresa privada Auditores de Publicidad, dedicada ao monitoramento de mídia, revelam que no período entre janeiro de 2007 e abril de 2008 os canais paraguaios emitiram publicidade colorada no valor aproximado de G$ 5,8 bilhões (cerca de R$ 2,6 milhões).

Mesmo que os pagamentos que constam no relatório do Partido Colorado fossem referentes apenas entre os meses de janeiro e abril de 2008, a diferença entre as somas ainda seria bastante significativa pois, nos primeiros meses do ano corrente, os dados da Auditores de Publicidad revelam propaganda colorada por um valor aproximado de G$ 4,8 bilhões (cerca de R$ 2,2 milhões), bastante superior ao G$ 1,2 bilhão declarado.

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