quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bispo Diz que Igreja Sabia dos Filhos de Lugo

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Tido como o religioso mais polêmico do Paraguai, o bispo de Ciudad del Este e Salto del Guairá, Monsenhor Rogelio Livieres Plano, afirmou, em entrevista à Rádio 1000, de Asunción, que a Igreja Católica tinha pleno conhecimento sobre os filhos do ex-bispo Fernando Lugo.

Segundo Livieres, cujas declarações foram rebatidas, horas mais tarde, por membros da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), casos de paternidade envolvendo o atual presidente foram denunciados, entre os anos de 2002 e 2004, ao então núncio apostólico Antonio Lucibello.

Chamaram-lhe a atenção duramente em seu momento, mas ele (Lugo) não é uma pessoa que encare de frente as coisas, nem que as esclareça, e responde que 'bem, é possível, poderia ser'. Ou seja: Lugo não negou. Quando se insistiu para que esclarecesse, optou por sair”, acusou Livieres.

Não sei dizer quantas denúncias foram apresentadas, mas foram várias. A igreja tem os nomes das mulheres, mas isso obviamente não será divulgado”, acrescentou o bispo, referindo que o caso de Viviana Carrillo, por ser recente, não consta na mencionada lista.

Livieres afirmou, ainda, que chegou a propor que a infidelidade de Lugo aos preceitos da castidade fosse debatida em uma assembleia da CEP, “mas como ocorre sempre que é dito algo que não lhes agrada, houve apenas um grande silêncio”.

Vários bispos apresentavam Lugo como se o candidato a presidente fosse São Francisco de Assis, ou Madre Teresa de Calcutá, ou seja, um sujeito decente. E eu lhes dizia: 'de onde foi que vocês tiraram que ele é decente?'”, disparou.

A Igreja falhou ao não ter se posicionado com maior clareza, foi uma forma de encobrimento. Agora já não se pode fazer nada além de assegurar-se de que os que ficaram e os que entrarão tomarão em sério sua vocação e não chegarão ao sacerdócio ou ao episcopado sem as devidas condições”, disse.

Desmentido

Em comunicado tornado público na tarde de ontem (21), a mesa-diretora da CEP informou que “lamenta e rechaça as expressões de Monsenhor Rogelio Livieres Plano, que fazem entender que houve encobrimento e cumplicidade dos bispos do Paraguai sobre a conduta moral do então membro do colegiado episcopal”.

O documento agrega, ainda, que a CEP “nunca recebeu nenhuma denúncia formal por escrito com relação a Monsenhor Fernando Lugo, referida a questões de sua suposta paternidade”, e que a carta de renúncia ao cargo de bispo de San Pedro, apresentada por Lugo ainda em 2004, “não foi recebida pela CEP”.

Leia Também...

Fernando Lugo Teria Filho de Seis Anos em CDE

Uma semana após ter reconhecido a paternidade de um menino de dois anos, fruto de sua relação com Viviana Carrillo, Fernando Lugo, viu-se às voltas, nesta segunda-feira (20), com um novo escândalo envolvendo uma criança nascida no ano de 2002. Mais...

Ex-Bispo Católico, Lugo Reconhece Filho Proibido

Fim do mistério (porém, não do escândalo) sobre a suposta paternidade do ex-bispo e atual presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sobre um menino de dois anos, concebido na época em que ainda exercia o título eclesiástico concedido pela hierarquia católica. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.