terça-feira, 30 de junho de 2009

Cataratas do Iguaçu Aparecem em Filme de 1920

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Graças à internet, uma relíquia cinematográfica esquecida durante oito décadas e desconhecida dos moradores da Tríplice Fronteira, veio à tona em sites de vídeos como o Youtube. Produzido ainda na época do cinema mudo, um curta-metragem mostra imagens das Cataratas do Iguaçu.

O autor da filmagem é o aventureiro estadunidense Burton Holmes, ilustre desconhecido nos tempos atuais, porém, celebridade nos primórdios da indústria cinematográfica em seu país (com espaço na Calçada da Fama, em Hollywood) e considerado, por muitos, como o “pai dos documentários”.

Nascido em Chicago no ano de 1870 e falecido na cidade de Los Angeles, em 1958, Holmes esteve nas Cataratas do Iguaçu no início da década de 1920, captando imagens que, por sua qualidade e valor histórico, constituem um tesouro para o patrimônio da região.

Em pouco mais de três minutos, o cineasta revela ângulos das quedas d'água em seu estado mais natural, sem que qualquer intervenção humana, como a construção de passarelas, tivesse sido realizada para facilitar a contemplação da paisagem.

Para chegar à Garganta do Diabo, citada no filme como “Punta Imposible”, Holmes e sua equipe utilizaram-se de rústicas e perigosas canoas. O aventureiro percorreu, ainda, os íngremes paredões da margem argentina do rio Iguaçu e chegou à ilha San Martín, registrando imagens das quedas situadas no Brasil.

Além da beleza das Cataratas, Holmes narra, também, as dificuldades para chegar a esta joia encravada no coração da América do Sul, alcançadas, a partir de Buenos Aires, em 11 dias de viagem de barco, carro e cavalo. Confira, abaixo, as valiosas cenas gravadas pelo cineasta:

Clique na seta para reproduzir o vídeo.

Leia Também...

Foz Entra na Lista de Destinos da Copa de 2014

Os jogos acontecerão em Curitiba, porém, Foz do Iguaçu já tem seu lugar garantido no maior evento do esporte mais popular do planeta. Juntamente com outros 64 destinos turísticos brasileiros, a Terra das Cataratas fará parte do pacote de divulgação da Copa. Mais...

Cataratas Lideram “Lista Romântica” da CNN

Constantemente castigada por notícias negativas, relativas à suposta presença de terroristas islâmicos, a região da Tríplice Fronteira tem motivos de sobra para celebrar a divulgação, pela rede CNN, da lista de “14 destinos mais românticos do planeta”. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.