terça-feira, 1 de setembro de 2009

Brasil e Paraguai Assinam Reversal de Itaipu

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

09h32 - Os governos de Brasil e Paraguai assinaram na manhã de hoje (01), em Asunción, a nota reversal que oficializa parte do acordo entre os presidentes Fernando Lugo e Luiz Inácio Lula da Silva, referente ao aumento do pagamento brasileiro pela energia cedida pelo Paraguai em Itaipu.

A assinatura do documento foi no Salão Independência do Palácio de López, sede do Executivo paraguaio, com a presença do presidente Fernando Lugo. Representou o Brasil o embaixador Eduardo dos Santos, enquanto que, pelo lado paraguaio, o visto esteve a cargo do chanceler Héctor Lacognata.

Pelo acordo, o Brasil passará a pagar ao Paraguai, a título de direito de aquisição de energia, o valor de US$ 360 milhões / ano, em contraposição aos US$ 120 milhões atuais. Isso não significa, no entanto, que a tarifa de Itaipu tenha sido triplicada, mas, sim, uma das múltiplas variáveis que definem o valor final.

Com a assinatura da nota reversal, o próximo passo é o envio do documento para a apreciação dos parlamentos de ambos países. No caso do Paraguai, tal formalidade deve ser cumprida já na sessão de quinta-feira (03), enquanto que, no Brasil, a promessa é de que seja enviado ainda nesta quinzena.

Leia Também...

Para Especialista, Itaipu Virou “Negócio Financeiro”

Mais do que fonte de energia renovável, Itaipu é um negócio de grande lucratividade para os proprietários de sua dívida. É o que afirma o paraguaio Victorio Oxilia Dávalos, doutorado com honras na Universidade de São Paulo e renomado especialista do setor energético. Mais...

Itaipu: Sarney Aceita Pedido de Celeridade

O questionado presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (26) a visita de legisladores paraguaio, em comitiva encabeçada pelo presidente do Congresso do país vizinho, Miguel Carrizosa. Na pauta, o acordo bilateral assinado no último dia 25/07. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.