sábado, 12 de setembro de 2009

Sacoleiros: Paraguaios Comentam Regulamentação

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

A notícia publicada em primeira-mão pelo SopaBrasiguaia.com, na última quinta-feira (10), sobre a publicação no Diário Oficial da União do decreto presidencial que regulamenta a chamada “Lei dos Sacoleiros”, repercutiu na imprensa e nos setores políticos e empresariais de Ciudad del Este.

Em entrevista ao jornal ABC Color, Sandra McLeod, prefeita da cidade paraguaia, comemorou a normatização do novo Regime de Tributação Unificada (RTU), porém, ressaltou que “devemos continuar defendendo os interesses de Ciudad del Este, para que o RTU tenha o efeito que se espera”.

Por sua vez, Juan Armando Santamaría, representante da Federação das Câmaras de Comércio do Alto Paraná (FEDECÁMARAS), expressou ao Diário Última Hora sua satisfação pela boa nova e valorizou o esforço das autoridades locais.

Valorizamos o esforço feito pelo governo nacional, pelas autoridades municipais, que sempre estiveram firmes na luta pela vigência de uma lei que busca formalizar o comércio de Ciudad del Este e do outro lado da fronteira”, afirmou.

A vigência da lei não será a solução eterna ao problema econômico de Ciudad del Este, mas é uma solução positiva, positiva independente do ângulo que seja vista, porque permitirá à região continuar com o processo de formalização, que levará pelo menos oito anos”, complementou.

A notícia foi destaque em todos os meios de comunicação do lado paraguaio da fronteira, com o jornal ABC Color assinalando que “está aberta a possibilidade de continuar negociando com o Brasil a ampliação da lista de produtos”, em referência à ausência de produtos tidos como fundamentais pelos lojistas locais.

Por sua vez, o Diário TN Press destacou a esperança de que a nova lei possa ser aplicada “antes do fim do ano”, possibilidade desestimada, do lado de cá, por técnicos da Receita Federal do Brasil (RFB).

Já o La Nación publicou que a “implementação do mecanismo ainda demorará vários meses até que esteja pronta a infraestrutura e a logística necessária”, enquanto que o Última Hora estampou, em suas páginas a inclusão de mais de “250 itens de produtos tecnológicos” na lista do RTU.

Leia Também...

Oficial: Brasil Regulamenta “Lei dos Sacoleiros”

Após nove meses de espera desde a publicação do texto da Lei nº 11.898/09, o governo federal publicou, nesta quinta-feira (10), o Decreto Presidencial nº 6.956, que define as regras para a aplicação prática do regime tributário criado pela “Lei dos Sacoleiros”. Mais...

Para Receita, Aplicação do RTU Pode Demorar

Durou pouco a euforia pela publicação do Decreto Presidencial que regulamenta a “Lei dos Sacoleiros”, ocorrida nesta quinta-feira (10), em Brasília. Sandro Serpa, subsecretário da Receita Federal do Brasil (RFB), afirmou que a aplicação da nova lei deve demorar. Mais...

Sacoleiros: O Que Pode e O Que Não Pode Trazer?

Juntamente com o Decreto Presidencial que normatiza o funcionamento da “Lei dos Sacoleiros”, o governo federal publicou, nesta quinta-feira (10), a lista de produtos permitidos ou proibidos para a importação via Regime de Tributação Unificada (RTU). Mais...

Regulamentação da Lei dos Sacoleiros (Íntegra)

Confira, na íntegra, o texto do Decreto nº 6.956, publicado pelo governo brasileiro nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União, para regulamentar a aguardada aplicação do Regime de Tributação Unificada (RTU) criado pela Lei dos Sacoleiros. Inclui link para lei que cria o RTU. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.