quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Senado Aprova Criação de Universidade Fronteiriça

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (16), em votação simbólica, o projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com sede em Foz do Iguaçu e 50% de suas vagas destinadas a acadêmicos e professores dos países vizinhos.

De acordo com a Agência Senado, a aprovação do projeto da UNILA, elaborado pelo governo e relatado pelo senador potiguar José Agripino Maia, fez parte de um lote de cerca de 60 projetos encalhados na pauta e deliberados em “esforço concentrado” durante a sessão parlamentar.

Na opinião do relator, "a criação da UNILA fortalece o Mercosul e é um passo fundamental para a construção de uma mentalidade de integração regional. É fundamental para a interação e o aperfeiçoamento dos sistemas educativos entre os países”.

Maia destacou, ainda, que “a universidade será fundada na valorização da diversidade, na cultura da paz, na tolerância e na solidariedade", motivo pelo qual, seria uma iniciativa louvável por parte do governo federal brasileiro. O texto seque, agora, para a sanção do presidente Lula.

Com edifícios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a UNILA terá, em sua fase final, capacidade para atender 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com cursos bilíngues em português e espanhol. Seu campus será instalado na região norte da cidade, nas proximidades da Vila “C”.

Leia Também...

Parlasul Dá Parecer Favorável a Universidade Fronteiriça

A representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) deu parecer favorável, nesta quarta-feira (07), ao projeto de lei que cria, em Foz do Iguaçu, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com cursos bilíngues em português e espanhol. Mais...

Niemeyer Projeta “Universidade dos Sonhos” na Fronteira

Arquiteto brasileiro mais reconhecido no exterior e responsável por projetos inovadores em seu tempo, Oscar Niemeyer entregou ao Ministério da Educação, na semana passada, o projeto da futura Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.