sábado, 27 de março de 2010

Galeria: Fotos Históricas da Ponte da Amizade

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

O arco da Ponte da Amizade é, há mais de quatro décadas, uma das paisagens mais conhecidas da região trinacional. Difícil imaginar, portanto, como era o rio Paraná antes desta obra que, inegavelmente, transformou a história regional e alavancou o desenvolvimento comercial e agrícola.

As imagens que ilustram este artigo foram extraídas de fontes públicas como os sites da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e da Câmara de Vereadores. Na foto acima, por exemplo, é possível ver o arco da ponte ainda em construção, em fotografia tomada, ao que tudo indica, da margem brasileira do rio.

A imagem seguinte, de 1961, mostra ato simbólico em comemoração à união das estruturas iniciadas em cada margem, com a habilitação de uma passarela de madeira, provisória, acompanhada de perto pelos presidentes Juscelino Kubitschek e Alfredo Stroessner.

Nas duas fotografias que fecham este artigo, dois panoramas aéreos da obra já pronta; a primeira, ainda na década de 1960, com a aduana paraguaia ainda em fase de construção e frondosas matas ao seu redor; e, a segunda, de 1982, com o rio quase seco devido ao enchimento do Lago de Itaipu.

Leia Também...

Ponte: Comerciantes Cobram Promessa de Reforma

Em dezembro de 2008, os diretores-gerais de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli e Jorge Samek, juntamente com representantes do governo paraguaio, prometeram destinar verbas para a reforma da Ponte da Amizade. Um ano depois, a promessa ainda não foi cumprida. Mais...

Site da Câmara Traz Fotos Históricas da Fronteira

Houve um tempo em que não havia pontes para passar de um lado ao outro da região fronteiriça. Houve um tempo em que as travessias eram feitas de balsa ou canoa. Este tempo foi registrado em fotografias que, agora, ganham espaço para difusão na internet. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.