segunda-feira, 1 de março de 2010

Policiais de CDE São Acusados de Extorsão

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Grave denúncia no lado paraguaio da fronteira. Na última sexta-feira (26), três policiais de Ciudad del Este teriam agido de maneira extorsiva contra um empresário da cidade, exigindo-lhe propina de US$ 50 mil e ameaçando-lhe com a colocação de “provas” como dois tijolos de maconha em seu veículo.

De acordo com o Diário Última Hora, a denúncia, efetuada pelo empresário paraguaio César Britos Alvarez, 33, afeta o subdelegado Bernardo Ojeda, o oficial-inspetor Néstor Alejandro Cabrera e o suboficial-inspetor José Ledesma, detidos pelos próprios colegas e recluídos na sede do comando local da Polícia Nacional.

Através de seu advogado, Britos, que é proprietário de um estabelecimento que trabalha com transferências de dinheiro na cidade, denunciou que por volta das 17h40 de sexta-feira (26), dirigia-se a um posto de combustíveis quando foi interceptado pela viatura policial.

Na sequência da abordagem, os policiais teriam trasladado-o à delegacia que funciona como sede do serviço 911. “Ali, mantiveram-o durante duas horas, dizendo que estava com problemas. 'De que tipo?', perguntou meu cliente. 'Aqui você tem droga e precisamos solucionar'”, relatou o advogado José Maciel.

Pressionado pelos policiais, o empresário teria conseguido juntar a quantia de G$ 50 milhões (cerca de R$ 20 mil), com o ponto de entrega combinado em frente a um hospital da Avenida Mariscal López.

Neste instante, agentes não envolvidos na suposta extorsão, que averiguavam o caso de maneira sigilosa, procederam à detenção dos colegas, que em sua defesa, negam que tenham solicitado dinheiro ou inserido maconha no veículo de Britos e afirmam que participavam de uma operação camuflada.

Pelo sim, pelo não, Ojeda, Cabrera e Ledesma permanecem à disposição da justiça e serão indiciados por suspeita de coação grave e extorsão. A investigação do ocorrido está a cargo da promotora Arminda Rivas, do Ministério Público local.

Leia Também...

Onda de Banditismo Sacode Polícia do Paraguai

Policiais travestidos de bandidos, ou bandidos fantasiados de policiais? Nesta sexta-feira, a imagem da Polícia Nacional do Paraguai foi sacudida por três escândalos envolvendo a atuação de policiais que, ao invés de servirem a população, foram flagrados delinquindo. Mais...

Polícia Frustra Assalto em Shopping de CDE

A fortuita presença de um agente policial, que percebeu movimentação suspeita em uma casa de câmbios do Shopping Cristal, de Ciudad del Este, evitou assalto encabeçado por dois delinquentes, um dos quais, aguardava em uma motocicleta para dar início à fuga. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.