sábado, 27 de março de 2010

Ponte da Amizade Completa 45º Aniversário

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Via fronteiriça mais famosa da América do Sul, a Ponte Internacional da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (Brasil) a Ciudad del Este (Paraguai), sobre o rio Paraná, completa neste sábado (27) os 45 anos de sua inauguração oficial, ocorrida em 27 de março de 1965.

Sua construção, porém, é anterior à ditadura brasileira, com a assinatura do tratado com o Paraguai tendo ocorrido em maio de 1956 e, a conclusão da pista de rolamento, no ano de 1962, três anos antes da solenidade oficial e dois antes do golpe militar de 1964.

Por seu papel integracionista e importância no desenvolvimento de Foz do Iguaçu e vastas áreas do interior do Paraguai, a Ponte da Amizade é considerada a obra viária mais relevante da história da região fronteiriça, tendo aberto caminho, também, para a aproximação dos países envolvidos.

- Declaração de amor à Ponte da Amizade. Clique para ler.

- Fotos Históricas da Ponte da Amizade.

Dona daquele que, à época, foi o maior vão livre sobre estrutura de concreto em arco, a Ponte da Amizade tem 552,4 metros de extensão e altura média de 78 metros em relação à superfície do rio, tendo sido projetada, especialmente, para não atrapalhar a navegação em hipotéticos portos águas acima.

A execução do projeto, de autoria do engenheiro José Rodrigues Leite de Almeida, esteve a cargo de consórcio entre as construtoras Rabello e Sotege. Desde sua habilitação, passou apenas por uma única reforma, no ano de 2002, motivo pelo qual, não encontra-se em suas melhores condições.

Frequentemente associada a crimes como o contrabando, o tráfico de substâncias ilícitas e o roubo de carros, a Ponte da Amizade é, antes de mais nada, vítima de atividades que, com o passar do tempo e o desleixo dos governos de Brasil e Paraguai, instalaram-se na região.

Com a conclusão da segunda ponte, prevista para o segundo semestre de 2012 ou início de 2013, a Ponte da Amizade deverá passar por sua mais ousada reforma, com a recuperação de pistas, passarelas e postes, instalação de modernos equipamentos de segurança e a retirada das grades de contenção que dão, à cabeceira brasileira, aspecto de presídio. Recebe, diariamente, média de 40 mil transeuntes.

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