segunda-feira, 8 de março de 2010

Prefeito Quer Atrações Turísticas na 2ª Ponte

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Mais do que uma simples via de ligação entre Brasil e Paraguai, a segunda ponte sobre o rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, será um dos grandes atrativos turísticos da região trinacional. É o que avalia o prefeito da Terra das Cataratas, Paulo Mac Donald Ghisi.

Na última quarta-feira (03), Mac Donald participou de audiência na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), tendo como pauta os impactos da segunda via e da construção da Perimetral Leste no ordenamento urbano do município.

Tal debate é necessário porque, além da ponte propriamente dita, o pacote de obras inclui a construção de um contorno para possibilitar ligação direta entre a segunda ponte, a Ponte Tancredo Neves (Brasil / Argentina) e as BR's 469 e 277, tirando do centro de Foz do Iguaçu o trânsito de cargas pesadas.

Temos que analisar todos os aspectos do desenvolvimento das áreas cortadas pela perimetral e planejar o trânsito e o uso e a ocupação do solo para os próximos 10, 20 ou 30 anos”, avaliou o prefeito, conforme citação da Agência Municipal de Notícias (AMN).

Além da finalidade prática da obra, outro aspecto levado em consideração é o apelo turístico da segunda ponte, que será erguida nas proximidades do encontro entre os rios Paraná e Iguaçu, em local de grande beleza paisagística e histórica relevância geopolítica.

Entre as atrações previstas para a nova via, destaque para a construção de mirantes nos pilares que darão sustentação à passarela, cuja altura será superior a 130 metros. “Com a instalação de elevador panorâmico será possível ver as Cataratas e Itaipu. Sem dúvidas isso vai servir ao turismo”, apontou Mac Donald.

Outra atração prevista é a instalação de sistema de iluminação noturna, colorindo a ponte com as cores de Brasil e Paraguai e criando identificação visual da fronteira entre os dois países. Nas margens dos rios, Brasil, Paraguai e Argentina construirão mirantes para apreciação da via.

Se tudo correr como o previsto, a previsão é de que o processo de licitação para a escolha das empresas encarregadas das obras tenha início no final de maio. A pedra fundamental, porém, deve ser colocada apenas em setembro, com término previsto para o segundo semestre de 2012.

Dados Técnicos

Localizada 570 metros antes do encontro dos rios Paraná e Iguaçu, a nova ponte, orçada em US$ 55 milhões (desembolsados pelo Brasil), será erguida no bairro Porto Meira, região sul de Foz do Iguaçu. A cabeceira paraguaia, com ligação direta à Av. Bernardino Caballero, ficará ao lado do porto Tres Fronteras.

Com 740 metros de extensão, a nova ponte terá 19 metros de largura, com pistas específicas para veículos de quatro ou mais rodas, motos e pedestres, e altura superior a 50 metros em relação ao nível normal do rio Paraná, de maneira a não comprometer a navegação no setor.

Do tipo estaiada, a estrutura será sustentada por dois pilares com 136 metros de altura, aos quais estarão conectados os cabos de aço que darão o suporte à passarela. A ponte deve contar, ainda, com dois mirantes e iluminação noturna, tornando-se um dos novos atrativos turísticos da região trinacional.

Leia Também...

Empresas Paraguaias Querem Participação na 2ª Ponte

Foi realizada nesta quinta-feira (25), em Presidente Franco, a 10ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai para a construção da segunda ponte internacional sobre o rio Paraná, que em Foz do Iguaçu, será erguida nas proximidades do Marco das Três Fronteiras. Mais...

Projeto da 2ª Ponte Fronteiriça Já Está Pronto

Encarregada da elaboração do projeto-base da segunda ponte sobre o rio Paraná, ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco, a empresa Vetec Engenharia já entregou o documento para a análise do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.