domingo, 20 de junho de 2010

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 13/06 a 19/06

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

1. ¡Porco que Fala Guarani Gera Pânico no Sul do Paraguai!

Moradores do bairro Santa Librada, da pequena Coronel Bogado, região sul do Paraguai, estão com medo de sair à noite, por um motivo bem peculiar. De acordo com o Diário Crónica (16/06), corre de boca em boca, pelas ruas do bairro, os rumores de que um porco falante encontra-se à solta.

Dizem que anda pelas ruas e sai à noite”, revelou um morador que, com mais medo do ridículo, do que do porco, solicitou anonimato. “Se alguém diz 'vou te furar', ele responde, em guarani: 'vem que te espero'. Não sei se é verdade ou mentira, mas espero não encontrá-lo”.

2. ¡Tomada por Ciúmes, Açougueira Ataca Rival!

Sorte do porco falante em não ter cruzado com a açougueira Marisol Ribero, de Luque, região metropolitana de Asunción. Segundo o Diário Popular (14/06), tomada pelo ciúme, Ribero muniu-se de uma tesoura e atacou Gregória Acuña, 16 anos mais nova, por suposto assanhamento com seu marido. “Deixe meu marido em paz, ele é somente meu”, teria gritado a açougueira, conforme relato da vítima ferida no braço esquerdo.

3. ¡Fuga de Égua Mobiliza Policiais de Asunción!

Perseguição a bandidos? Não, nada disso. Em Asunción, policiais da 11ª delegacia suaram a farda ao perseguir uma égua que, detida após o puxador de sua carroça ser flagrado com objetos roubados, soltou-se das amarras e galopou rumo à liberdade. De acordo com o Diário Popular (17/06), no entanto, a galopada foi em vão: mesmo não tendo culpa no cartório, a égua foi amarrada e recapturada novamente.

4. ¡Caçador é Pego na Própria Armadilha em CDE!

Já diz o ditado: “um dia é da caça, outro é do caçador”. E a última quarta-feira, segundo o Diário Popular (18/06), foi o dia do caçador Emiliano Barreiro Aguiar, 22, levar a pior e bater as botas ao cair na armadilha montada por ele próprio, em uma área de bosque na periferia de Ciudad del Este. O caçador chegou a ser socorrido pelo irmão, Leonardo, mas não resistiu ao ferimento no estômago e faleceu no hospital.

5. ¡Mulher Queima Casca de Alho e Compra Briga com a Vizinha!

Baixaria no bairro Herrera, de Asunción, quando Pablina González, dona de um mini-mercado, enfezou-se com a vizinha Juana Argentina Laszetiln Ramírez, por conta de uma mau-cheirosa fogueira de casca de alho. Ao Diário Crónica (19/06), Argentina defendeu-se dizendo que a fogueira era para espantar mosquitos. González, por sua vez, alegou que a catinga serviu para espantar, também, toda sua clientela.

6. ¡Três Décadas Depois, Hospital Reforma Banheiros!

Nojeira pura! Em 17/06, o jornal La Nación trouxe a notícia de que a diretoria do Hospital Central, principal centro médico da capital Asunción, decidiu reformar os banheiros da instituição. Notícia corriqueira, não fosse pelo fato de que a última reforma teria ocorrido há exatos 30 anos. Não por acaso, os banheiros que, pelo menos em tese, deveriam ser limpos, são catalogados como deploráveis pelos usuários do hospital.

7. ¡Em Lambaré, Túnel para Conexão Direta com a China!

Paraguai e China não têm relações diplomáticas, mas em Lambaré, região metropolitana de Asunción, um buraco serve como auto-estrada entre os dois países. É o que afirma, pelo menos, o cartaz retratado pelo jornal ABC Color em 19/06, de autoria de vizinhos que, revoltados com a lerdeza da prefeitura em fechar o poço sem fundo, decidiram sinalizá-lo com a singela indicação de “Cuidado: Entrada para a China”.

8. ¡Compra de Cadeiras Vira Febre no Legislativo!

Haja bundas para acomodar tantas cadeiras! Depois da troca total das cadeiras do plenário da Câmara dos Deputados, agora é a vez do Senado paraguaio começar a fazer o mesmo (La Nación, 13/06). Enquanto isso, matéria publicada pelo Diário Última Hora (16/06) revela que milhares de alunos da capital e do interior do país continuam sem ter onde sentar em suas salas de aula. Pode isso?

9. ¡Aduana Faz Cerimônia para Inauguração de Senhas!

Inacreditável é pouco para a notícia publicada pelo La Nación em 17/06. De acordo com o jornal, a Direção Nacional das Aduanas (DNA) convidou importadores e população para prestigiar a entrega das senhas de acesso ao Sistema Sofia, que registra o pagamento de tributos nas fronteiras do país. A entrega das senhas aos empresários foi por ordem de chegada e, ao que tudo indica, não atraiu muitos interessados.

10. ¡Modelo Paraguaia é a Traíra da Copa do Mundo!

Paraguaia radicada na Itália, Claudia Galanti merece, desde já, o título de “Traíra da Copa do Mundo”. Em entrevista à imprensa italiana, reproduzida pelo Diário Crónica (19/06), Galanti disse que torceu pela Itália contra o Paraguai. Mais do que isso, revelou sua inusitada preferência clubística por Milan e Inter de Milão, arquirrivais dentro e fora das quatro linhas. Para não arrumar mais confusão... fecha a boca, ragazza!

Mais de 2,3 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.