quinta-feira, 24 de junho de 2010

Camponeses Anuncia Invasão de Terras de Brasileiro

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Camponeses do departamento (estado) de San Pedro, região centro-norte do Paraguai, anunciaram nesta quarta-feira (23) o fim da trégua com o governo e a retomada das invasões de propriedades rurais. No alvo, terras pertencentes ao brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira.

De acordo com o jornal ABC Color, as invasões, ainda sem data definida, serão comandadas pela Coordenadoria Departamental de Luta pela Reforma Agrária e a Soberania, organização que prega, também, a expulsão de latifundiários estrangeiros com posses no Paraguai.

Além de duas propriedades pertencentes a Teixeira, totalizando mais de 22 mil hectares, os radicalizados prometem, ainda, invadir a Estância Carla María, pertencente ao paraguaio José Bogarín. Para que todas as ações sejam simultâneas, cerca de 15 mil manifestantes seriam mobilizados.

Departamento onde Fernando Lugo era bispo católico antes de lançar-se à arena política, San Pedro é uma das áreas mais conflitivas no Paraguai, com problemas como a pobreza extrema e a má distribuição da terra gerando constantes conflitos entre proprietários e organizações camponesas.

Leia Também...

Deputada Apresenta Projeto de Regularização Migratória

Em assunto que interessa, diretamente, aos milhares de brasileiros com problemas de documentação em território paraguaio, a deputada Aida Robles apresentou, na última quinta-feira (03), projeto de lei que prevê a regularização dos estrangeiros em situação ilegal no país. Mais...

Saúde de Foz Terá Posto Específico para Brasiguaios

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu está reivindicando ao Ministério da Saúde a destinação de verbas para a instalação de uma unidade de saúde específica para atender à população brasileira que, residente no Paraguai, procura atendimento médico nos hospitais do município. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.