sábado, 26 de junho de 2010

Embaixada dos EUA Não Enviará Militares ao Norte

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

A Embaixada dos Estados Unidos na capital paraguaia, Asunción, confirmou na última quarta-feira (23) que nenhum militar ou funcionário da representação diplomática do país estará presente na “Operação MEDCAP”, que tem início neste sábado (26), na região centro-norte do Paraguai.

Financiada com verbas estadunidenses, a operação tem como objetivo o atendimento médico e humanitário à população da localidade de Kuruzú de Hierro, palco do tiroteio que, no último dia 17, antepôs Polícia e membros do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” e provocou a morte de dois policiais.

Liliana Ayalde, embaixadora dos EUA no Paraguai, informou que dos 75 militares presentes, todos são paraguaios. “O que estava previsto era que três funcionários da Embaixada fossem, mas agora decidimos que eles não irão para evitar especulações e complicações”, afirmou.

Financiamos e damos os insumos médicos para facilitar que ocorra essa jornada. Pelo menos umas duas mil pessoas poderão ser atendidas [...] Isso vai continuar, apenas a nossa presença não será possível”, ratificou a diplomata, citada pelo Diário Última Hora.

Questionada sobre se o cancelamento do envio de funcionários a Kuruzú de Hierro deve-se ao risco de ataques por parte do EPP, Ayalde limitou-se a dizer que, até o momento, nenhum dos mais de sete mil estadunidenses residentes no Paraguai recebeu ameaças por parte dos “guerrilheiros” paraguaios.

Leia Também...

Guerrilha Oferece Recompensa por Fernando Lugo

Em comunicado tornado público nesta segunda-feira (21), o grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” oferece recompensa a quem entregar a cabeça do presidente Fernando Lugo e de outras autoridades do país. Valor do prêmio? G$ 5 milhões (R$ 2 mil). Mais...

Guerrilheiros Paraguaios São Avistados no Brasil

Informações divulgadas pela imprensa paraguaia na manhã desta terça-feira (25) dão conta de que supostos integrantes do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” estariam ocultos na região do Pantanal e teriam sido avistados no lado brasileiro. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.