terça-feira, 29 de junho de 2010

EPP Recruta Crianças para Guerrilha

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Fotografias apreendidas pela Polícia Nacional do Paraguai em um acampamento abandonado às pressas pelo grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” em Kuruzú de Hierro, centro-norte do Paraguai, revelam que a guerrilha paraguaia está, desde já, investindo nas novas gerações.

Nas imagens acima, publicadas pelo jornal La Nación, é possível observar duas crianças que, segundo a referida fonte, seriam filhos da guerrilheira Magna Meza, acusada de envolvimento em sequestros e ataques contra postos policiais e destacamentos militares na região de Concepción.

Além dos próprios familiares, outros menores de idade estariam sendo “preparados” ou já fariam parte das fileiras do grupo, como é o caso, por exemplo, de dois adolescentes detidos no último dia 18, suspeitos de participação no tiroteio que deixou como saldo a morte de dois policiais.

Nas mãos de um dos menores, peritos detectaram restos de substâncias que comprovariam o manejo de arma de fogo no dia do tiroteio. O adolescente, no entanto, nega seu envolvimento com a guerrilha.

O recrutamento de jovens e o adoutrinamento de “brigadas mirins” é tática comum nas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC's), grupo que inspirou a criação do EPP. Sandra Quiñónez, representante do Ministério Público, não descarta que tal estratégia esteja em uso no Paraguai.

As FARC's recrutam crianças e está mais do que comprovado que os líderes do EPP receberam adestramento da guerrilha colombiana”, afirmou Quiñónez, citada pelo Diário Última Hora. “Investigaremos o recrutamento de crianças e jovens nas regiões por onde o EPP se desloca”.

Leia Também...

Guerrilha Oferece Recompensa por Fernando Lugo

Em comunicado tornado público nesta segunda-feira (21), o grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” oferece recompensa a quem entregar a cabeça do presidente Fernando Lugo e de outras autoridades do país. Valor do prêmio? G$ 5 milhões (R$ 2 mil). Mais...

Polícia Apreende Novas Fotos de Chefes do EPP

A apreensão de celulares e notebooks deixados para trás em um acampamento pertencente ao grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, na região de Concepción, deixou como “brinde” para as forças da lei a descoberta de novas fotografias do grupo. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.