sábado, 26 de junho de 2010

Foz Terá Centro de Combate ao Tráfico de Pessoas

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Flagelo que atinge os moradores da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o tráfico internacional de seres humanos foi o tema de um debate realizado na última quarta-feira (23), com a presença de autoridades dos três países, no município paraguaio de Hernandarias.

Como saldo do encontro, Maurício Correali, assessor da Secretaria Nacional de Justiça, anunciou a criação de um “Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” na cidade de Foz do Iguaçu, com a contratação de equipe multidisciplinar que contará com advogados, psicólogos e assistentes sociais.

A previsão é de que tal núcleo entre em funcionamento no primeiro semestre de 2011, tornando-se importante ferramenta para detectar, prevenir e combater os infelizmente comuns casos de exploração de menores e mulheres por redes internacionais dedicadas à prostituição e ao tráfico de órgãos.

O problema é grave, especialmente, no Paraguai, onde Gloria Rubín, ministra da Mulher, admitiu não haver redes de proteção na região de Ciudad del Este, considerada uma das principais “exportadoras” de mulheres paraguaias a países como Espanha, Argentina e Brasil.

Quanto ao destino das mulheres vítimas de tráfico, 75% iriam para Argentina, Espanha, Chile, Bolívia e Brasil, com as demais tomando rumos como África do Sul, Coreia do Sul, Japão e países do extremo oriente. No Ministério Público do Paraguai, há o registro de 178 ocorrências comprovadas.

Leia Também...

PF Prende Mulher que Prostituía Paraguaias

A Polícia Federal (PF) anunciou, nesta quinta-feira (10), no interior de São Paulo, a prisão de uma mulher acusada de aliciamento de jovens mulheres do Paraguai e de outros estados brasileiros, para fins de prostituição na localidade de Mirante do Paranapanema. Mais...

Dois Detidos por Suspeita de Tráfico de Mulheres

A Polícia Nacional do Paraguai deteve dois homens suspeitos de comandarem uma rede de tráfico de mulheres para exploração sexual. Luis Alberto Ocampos Cabrera, paraguaio, e Marcos Montoya Fernández, espanhol, foram detidos quando tentavam embarcar à Espanha. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.