terça-feira, 29 de junho de 2010

Marco das Três Fronteiras Corre Risco de Desabar

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Situada de frente para a foz do rio Iguaçu, em local de grande valor paisagístico, a face paraguaia do Marco das Três Fronteiras corre risco de desabamento, juntamente com todo o complexo turístico construído ao seu redor e que era alvo, inclusive, de obras de reforma e ampliação.

Foi o que noticiou, nesta segunda-feira (28), o Diário Última Hora, dando conta de que estudos realizados a pedido de Itaipu e da Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR), responsáveis pela reforma do local, revelam que a estrutura original encontra-se completamente comprometida.

De acordo com análise realizada pelo perito judicial Sergio Gavilán, falhas nos pilares do edifício, construído com fundos do governo do Alto Paraná no ano de 2003, comprometem a segurança de trabalhadores e visitantes e podem levar ao desmoronamento completo da estrutura.

Entre as falhas apontadas, a ausência de um estudo geológico que apontasse as características do terreno a ser trabalhado, a insuficiência de aço nas vigas que sustentam mirantes e centro de interpretação e a má qualidade do concreto utilizado na obra original.

A estrutura estudada não encontra-se em condições de utilização e devido às diversas deficiências encontradas, não é recomendável projetar o reforço da mesma”, determina Gavilán, apontando real risco de desabamento em casos simples como a grande afluência simultânea de turistas ao local.

Os problemas na estrutura, detectados devido a rachaduras e problemas com o piso da edificação, são um verdadeiro balde de água fria aos planos da SENATUR e de Itaipu, que desde o ano passado, investiu mais de R$ 600 mil na reforma do ambiente para sua transformação em “Parque das Três Fronteiras”.

Pedro Mancuello, diretor de Coordenação da binacional, informou que solicitará novos estudos. “A segurança das pessoas vem em primeiro lugar, por isso, vamos proibir o acesso até que se conclua um novo estudo técnico e tenhamos mais claro o que pode ou não pode ser feito”, apontou.

Leia Também...

Parque das Três Fronteiras Entra na Fase Final

Nos próximos meses, o lado paraguaio da fronteira deve ganhar um importante atrativo turístico, situado no município de Presidente Franco, no exato ponto onde o encontro dos rios Iguaçu e Paraná delimita a Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Mais...

Ciudad del Este Quer Traje de Gala para Copa 2014

A previsão de que multidões de turistas invadam a região fronteiriça durante a realização da Copa do Mundo de 2014, que terá jogos em Curitiba, está animando empresários e autoridades do lado paraguaio da fronteira, que esperam, desde já, garantir um lugar ao sol. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.