quinta-feira, 24 de junho de 2010

Obscuro Pacto entre Luguistas e Colorados

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Vale tudo no jogo da arena política no Paraguai? Ao que tudo indica, vale sim. Nesta quarta-feira (23), Executivo e Legislativo escreveram mais um triste capítulo na história de acordos de conveniência e obscuros “pactos de governabilidade” costurados entre adversários.

A manobra da vez foi o acordo entre luguistas, liberais, oviedistas e colorados para compôr a nova mesa diretora do Senado, que pelos próximos doze meses, será presidida pelo colorado Oscar González Daher, assessorado por Roberto Acevedo (Partido Liberal Radical Autêntico – PLRA) e Sixto Pereira (Tekojoja).

Ficaram de fora do acordo setores do PLRA, Partido Pátria Querida (PPQ), movimento dissidente Vanguardia Colorada (MVC) e o senador Alberto Grillón, do Partido Democrático Progressista (PDP).

Embora nenhuma das partes confirme, o objetivo do acordo, costurado 36 horas antes da sessão que elegeu a nova mesa, incluiria a revisão da postura do Partido Colorado contra a entrada da Venezuela no Mercosul e a aprovação de projetos-chaves para o governo.

Um desses projetos é o do Imposto de Renda Pessoal (IRP), tido como fundamental para a arrecadação do Estado. Atualmente, o IRP está em vigor, porém, iniciativa surgida no Senado e em tramitação na Câmara visa postergar sua aplicação, situação que preocupa o governo, por não contar com maioria parlamentar.

Leia Também...

Guerrilha Oferece Recompensa por Fernando Lugo

Em comunicado tornado público nesta segunda-feira (21), o grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” oferece recompensa a quem entregar a cabeça do presidente Fernando Lugo e de outras autoridades do país. Valor do prêmio? G$ 5 milhões (R$ 2 mil). Mais...

Vice Derrota Lugo na Disputa pela Copa do Mundo

Quem irá à África do Sul para assistir a estreia do Paraguai na Copa do Mundo? Fernando Lugo? Ou seu vice, Federico Franco? Nesta terça-feira (08), após rumores de duras disputas de bastidores, a agência IP Paraguay confirmou quem irá representar o país contra a Itália. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.