quarta-feira, 23 de junho de 2010

Para Jornal, Receita Humilha Sacoleiros e Turistas

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

O governo brasileiro obriga, de forma humilhante, turistas e sacoleiros a cruzarem a Ponte da Amizade, a pé, ao invés de utilizarem seus respectivos ônibus de excursão. É o que considera o Diário Vanguardia, de Ciudad del Este, em matéria publicada nesta terça-feira (22).

O Vanguardia refere-se às disposições adotadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) em sua “Operação Pôr do Sol”, que determina que, aos sábados, os ônibus de turismo e excursão que cruzarem a fronteira para compras no Paraguai só poderão retornar ao Brasil após as 17h00.

Tal medida foi adotada, segundo a RFB, para evitar que ônibus lotados com mercadorias não declaradas passem pela aduana nos horários de pico e permitir a fiscalização de 100% destes veículos, em um horário em que o movimento é menor e os agentes podem dedicar-se integralmente à tarefa.

No passado fim de semana, ficou claro que as medidas adotadas pela Receita Federal, de limitar a circulação de ônibus pela Ponte da Amizade, é uma clara campanha para desalentar a vinda de turistas ao Paraguai”, escreve o Vanguardia, fazendo eco do descontentamento de compristas e empresários.

Milhares de turistas e sacoleiros foram obrigados a caminhar pela Ponte da Amizade para chegar a Ciudad del Este e fazer suas compras. Os sacoleiros disseram que apesar de toda a humilhação, continuarão vindo, mas outros asseguram que foi a última vez, especialmente, os turistas”, complementa.

Em seu primeiro fim de semana de vigência, a fiscalização dos ônibus durou até a 01h00 de domingo, com turistas permanecendo, por mais de oito horas, ao aguardo de passar pela aduana e retornar ao Brasil. Ônibus das agências de Foz do Iguaçu estão isentos de tal restrição.

Leia Também...

Receita Federal Faz Anúncio de Nova Operação

A Receita Federal do Brasil (RFB) dará início neste sábado (05), na cabeceira brasileira da Ponte da Amizade, à “Operação Pôr do Sol”, que tem como objetivo reorganizar a fiscalização aos ônibus de turismo que cruzam a fronteira em direção a Ciudad del Este. Mais...

Operação Pôr do Sol Varou a Madrugada

Executada pela primeira vez neste sábado (05), a “Operação Pôr do Sol”, coordenada pela Receita na cabeceira brasileira da Ponte da Amizade, trouxe sérios transtornos aos passageiros de ônibus de excursão que cruzaram a fronteira para comprar no Paraguai. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.