quinta-feira, 24 de junho de 2010

Paraguai Manifesta Interesse em Avião Não Tripulado

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Em reunião de cúpula realizada na tarde desta quarta-feira (23), o ministro paraguaio do Interior, Rafael Filizzola, revelou sua intenção de solicitar ao Parlamento ampliação orçamentária para o ano de 2011, no intuito de adquirir equipamentos e uma aeronave não tripulada similar à pertencente ao Brasil.

Filizzola, que esteve em São Miguel do Iguaçu, em julho do ano passado, no ato de apresentação do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) adquirido pela Polícia Federal (PF), espera poder dotar a Polícia Nacional de instrumento similar para patrulhar as regiões fronteiriças do país.

Tal como no Brasil, o objetivo é monitorar as atividades ilegais e identificar, em tempo real, rotas e portos clandestinos utilizados por contrabandistas e traficantes que, com seu poderio econômico, “dominam” vastas áreas do país e colocam em risco a governabilidade e a integridade do Estado.

Além de pelo menos uma aeronave não tripulada, o Ministério do Interior quer comprar para 2011, também, armas e viaturas para reduzir o déficit das forças de segurança. No interior, é comum que cidades inteiras contem com uma ou nenhuma viatura, enquanto policiais são obrigados a adquirirem suas próprias armas.

Por sua vez, Luis Nicanor Bareiro Spaini, ministro da Defesa, expôs a necessidade de atualização dos equipamentos das forças militares, para ampliar o raio de ação de corporações como a Marinha no patrulhamento dos rios Paraná e Paraguai.

Em entrevista coletiva após a reunião, Humberto Blasco, ministro da Justiça e Trabalho, confirmou que Filizzola apresentou o plano de restruturação policial mencionado pelo jornal ABC Color, porém, evitou falar de cifras concretas, uma vez que trata-se de contas sujeitas a alterações.

Leia Também...

Avião Não-Tripulado Ainda Não “Decolou”

Nove meses após o pomposo voo inaugural, o Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT), adquirido pela Polícia Federal (PF), segue acomodado em terra firme, sem que seja utilizado nas operações de combate ao contrabando e ao tráfico de drogas e armamentos. Mais...

Lançamento do Avião Não-Tripulado (Fotos)

Mesmo com o mau tempo da manhã desta segunda-feira (27), decolou do aeródromo de São Miguel do Iguaçu, com a presença de autoridades nacionais e internacionais, o primeiro avião não-tripulado adquirido pela Polícia Federal (PF) para patrulhar a região do lago. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.