segunda-feira, 28 de junho de 2010

Paraguai Pede Guarda Alta Contra Gripe H1N1

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

A confirmação de um caso de gripe do tipo H1N1, tendo como portador uma criança de oito anos, levou o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS), do Paraguai, a solicitar à população do país que não baixe a guarda quanto aos cuidados para evitar a propagação da doença.

Em comunicado à opinião pública, o ministério recomenda, neste sentido, “que as pessoas que pertençam aos grupos de risco para complicações pela gripe dirijam-se aos estabelecimentos de saúde de referência para receber a vacina contra a gripe, ainda disponível”.

Como faixas de maior risco, o MSPyBS cita grávidas, idosos, crianças com idade entre seis meses e um ano, asmáticos, diabéticos, doentes cardíacos, obesos mórbidos, pacientes com problemas de imunidade e profissionais da área da saúde. Até o momento, a cobertura de vacina é baixa em todos os grupos.

As autoridades recomendam, ainda, lavagem frequente de mãos, uso de lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, máscaras faciais e procura por atendimento médico em casos de febre persistente, dificuldade para respirar e demais sintomas relacionados à nova gripe.

O atraso na consulta dos casos que assim mereçam pode derivar em consequências indesejáveis, motivo pelo qual a população com sintomas de gripe deve procurar atendimento médico o mais próximo de seu domicílio”, adverte o MSPyBS, em boletim difundido via agência pública IP Paraguay.

Leia Também...

Venda de Antiviral Dispara nas Farmácias de CDE

Ante às restrições à comercialização do antiviral Oseltamivir, também conhecido como Tamiflu, indicado para o combate ao vírus Influenza A (H1N1), brasileiros estão cruzando a divisa para adquirir o produto ou seus similares nas farmácias de Ciudad del Este. Mais...

Farmácias que Vendem Tamiflu Podem Ser Multadas

Ante às denúncias de que farmácias das cidades fronteiriças estariam vendendo a cidadãos dos países vizinhos, sem qualquer tipo de controle, medicamentos recomendados para o tratamento da Gripe “A”, o Ministério da Saúde do Paraguai anunciou providências. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.