terça-feira, 29 de junho de 2010

Paraguai Quer Exportar Caixões à Europa

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Caixões “Made in Paraguay”. Este pode ser um dos novos produtos de exportação das empresas paraguaias à União Europeia, caso prospere o projeto impulsionado pela Câmara Paraguaia de Exportadores (CAPEX), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o jornal La Nación, entre os novos nichos que podem ser aproveitados pelas empresas paraguaias para a conquista de espaços no mercado europeu, um deles é o da exportação de caixões de madeira ou biodegradáveis, cuja demanda encontra-se em alta em países como Espanha e Itália.

As últimas exportações de caixões paraguaios deram-se no ano de 2007. Na ocasião, a empresa Parque de la Serenidad enviou seus produtos a funerárias dos Estados Unidos, porém, devido à crise econômica e a valorização do guarani frente ao dólar, o negócio deixou de ser vantajoso.

Para o ingresso ao Velho Continente, as únicas barreiras às empresas paraguaias seria o cumprimento de normas ambientais e fitossanitárias estabelecidas pela União Europeia, referentes à procedência da matéria-prima e seus eventuais impactos no meio ambiente.

Entre as vantagens competitivas dos caixões paraguaios em relação aos concorrentes europeus, o baixo custo da mão-de-obra e dos materiais utilizados e a possibilidade de venda de produtos de alto refinamento, a preços mais acessíveis ao consumidor e, ao mesmo tempo, mais lucrativos para os fabricantes locais.

Leia Também...

Economia: Paraguai Registra Maior Crescimento da Região

O Banco Central do Paraguai (BCP) divulgou, nesta terça-feira (22), os números oficiais do crescimento da economia do país no primeiro trimestre de 2010. De acordo com a casa matriz, o acréscimo no Produto Interno Bruto (PIB) foi de 10,9%, maior taxa do continente. Mais...

Call Center Abrirá 600 Vagas de Emprego em CDE

Informação publicada pelo jornal La Nación nesta segunda-feira (21) dá conta de que uma empresa brasileira de call center (nome não revelado) está próxima de instalar-se em Ciudad del Este, com previsão de geração de 600 postos de trabalho em sua etapa inicial. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.