quinta-feira, 24 de junho de 2010

Roda de Tererê - 24/06/10

Classificação Iguaçuense

Apesar das dificuldades encontradas no início da temperada, as duas equipes de Foz do Iguaçu estão classificadas à segunda fase do Campeonato Paranaense da Série Ouro de Futsal. Na noite de terça-feira (22), o Foz Futsal, que estava ameaçado de não conseguir a vaga, venceu o poderoso Cascavel, por 1 x 0, e carimbou o passaporte à fase seguinte. A ADEAFI, por sua vez, não precisou sequer entrar em quadra, uma vez que a derrota do São Miguel, concorrente direto, bastou para garantir o mínimo necessário.

Crack e Cocaína

Em Curitiba, quatro homens foram presos no bairro Fazendinha, na noite de terça-feira (22), de posse de cerca de 40 quilos de cocaína e crack, trazidos do Paraguai. De acordo com o portal Paraná Online, a droga ingressou ao Brasil via Foz do Iguaçu e cruzou o estado de oeste a leste a bordo de uma carreta cujo motorista receberia R$ 8 mil pelo “serviço”. Além da carreta e da droga, foram apreendidos durante a operação policial, ainda, dois carros de passeio, um revólver calibre 38 e uma balança de precisão.

Rastros de Pólvora

Polícia Nacional e Ministério Público do Paraguai informaram, nesta quarta-feira (23), sobre o achado de rastros de pólvora nas mãos de três dos detidos após o tiroteio que, na semana passada, custou a vida de dois policiais em confronto com supostos membros do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” na região de Concepción. Os detidos são Marciano Martínez, 62, Gabriel Bernal López, 22 e um adolescente de 15 anos, trasladados a instalações mais seguras na capital de Concepción.

Visita Cancelada

Por falta de visibilidade, o avião que conduzia o presidente Fernando Lugo a uma atividade na cidade fronteiriça de Capitán Bado, na manhã de ontem (23), teve de voltar a Asunción sem que o objetivo tenha sido realizado. Antes disso, a aeronave fez uma pausa na também fronteiriça Pedro Juan Caballero, onde Lugo tomou café da manhã e esperou cerca de uma hora até que os responsáveis pelo voo finalmente abortassem a missão. A nova data da visita a Bado ainda será confirmada.

Feira do Livro

Tem início nesta quinta-feira (24), no estacionamento do Mariscal López Shopping, a XVI Libroferia Asunción 2010, maior feira do livro da capital paraguaia, com a participação de 73 expositores do Paraguai e de editoras dos demais países da região. O acesso à feira, que vai até 04/07, é gratuito e bem-vindo, em evento que conta com a organização da Câmara Paraguaia de Editores e Livreiros (CAPEL), Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Prefeitura de Asunción.

Fim de Greve

Com a intermediação do Ministério da Justiça e Trabalho (MJT), chegou ao fim nesta quarta-feira (23) a greve de fome promovida por ex-trabalhadores a serviço da binacional Itaipu, que reclamam a imediata retomada de suas atividades na entidade. De acordo com a agência pública IP Paraguay, o acordo inclui a recontratação de trabalhadores da área de vigilância e o atendimento de pautas expostas pelos sindicatos que defendem os terceirizados que trabalham na margem paraguaia da binacional.

Frase do Dia

A mudança acabou - Daniel Codas, vice-presidente do Partido Pátria Querida (PPQ), sobre o “pacto” entre aliados de Fernando Lugo e o Partido Colorado, para eleger a nova mesa do Senado e assegurar governabilidade no Legislativo.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.