sexta-feira, 25 de junho de 2010

Roda de Tererê - 25/06/10

Lei Antiterrorismo

Confirmando o que já era previsto, o presidente Fernando Lugo promulgou, nesta quinta-feira (24), a polêmica “Lei Antiterrorismo”, aprovada pelo Congresso. Tal lei é bastante criticada, especialmente por organizações camponesas, no sentido de que criminalizaria a luta social e possibilitaria a adoção de prisões arbitrárias aos olhos dos direitos humanos e da justiça. A aprovação de uma lei que preveja as figuras de terrorismo e financiamento ao terrorismo na legislação paraguaia é fruto de pressões internacionais.

Sem Festas

A Promotoria da Infância e da Adolescência do Ministério Público do Paraguai em Ciudad del Este anunciou que dará início à fiscalização das festas estudantis realizadas em danceterias e bares da cidade. O objetivo é cumprir a legislação que proíbe o ingresso de menores de idade a locais de diversão noturna e evitar celebrações regadas a álcool e drogas, tal como denunciado por pais e moradores das proximidades de danceterias. Estudantes de colégios públicos e particulares prometem protestar.

Computador por Aluno

O governo do Paraguai é um dos principais entusiastas do programa mundial “Um Laptop por Criança”, porém, cifras divulgadas na República Dominicana, durante o evento “Virtual Educa”, revela que os colégios do país contam com apenas um computador para cada 185 alunos, uma das piores taxas de todo o continente. A meta, segundo o ministro paraguaio da Educação, Luis Alberto Riart, é chegar à marca de dois computadores por aluno em agosto de 2013. Conseguirá?

Novo Voo

A partir de 18/08, o aeroporto de Puerto Iguazú, cidade argentina da Tríplice Fronteira, contará com uma nova rota aérea operada pela companhia Aerolineas Argentinas e pensada especificamente para o fluxo turístico que visita a região. De acordo com o portal La Voz de Cataratas, o voo ligará Buenos Aires e Iguazú às cidades andinas de Salta, Mendoza e Bariloche, muito procuradas por turistas do mundo inteiro. De Iguazú, o voo partirá às 10h30 em direção às três cidades acima citadas.

Dinheiro Falso

Na BR-463, em Ponta Porã (MS), agentes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) interceptaram um indivíduo que estava a bordo de um ônibus da linha Asunción / Brasília e encontraram 197 cédulas falsas de R$ 50,00. Interrogado, o passageiro, mecânico de profissão, informou ter adquirido as notas no Paraguai, para comercializá-las no estado de Goiás. Dinheiro e detido foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal (PF) na região de fronteira seca.

Furto em Casa

O argentino Gerardo “Tata” Martino está na África do Sul treinando a seleção paraguaia na Copa do Mundo de futebol. Sabendo disso, bandidos muito espertos invadiram sua residência na cidade argentina de Rosário, a 300 quilômetros de Buenos Aires, e levaram o que puderam carregar. O furto foi realizado neste final de semana e Martino teria sido informado instantes após a partida entre Paraguai e Eslováquia. O tamanho do prejuízo não foi divulgado pelas fontes consultadas para a elaboração desta nota.

Frase do Dia

A governabilidade depende de vários fatores, e o primeiro é a pré-disposição do presidente em dedicar-se a governar, e não a atrapalhar - Juan Carlos Galaverna (Calé), senador pelo Partido Colorado, sobre o “pacto” entre governo e oposição para a eleição da nova mesa diretora do Congresso e a aprovação de projetos prioritários para o Executivo.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.