sábado, 26 de junho de 2010

Roda de Tererê - 26/06/10

Hotelaria Paraguaia

Pequeno e pouco diversificado em comparação aos vizinhos de Mercosul, o setor hoteleiro do Paraguai deve receber investimentos de peso nos próximos meses. E o primeiro destes investimentos é a chegada da bandeira internacional Holiday Inn, administrada pela Intercontinental Hotels Group. De acordo com o Diário Última Hora, a rede será a responsável pela administração do Encarnación Resort Hotel, situado na cidade de Encarnación, região sul do país.

Formalização x Burocracia

Quanto tempo leva para formalizar uma pequena ou micro-empresa no Paraguai? De acordo com Reinaldo Penner, diretor-executivo da rede “Paraguay Vende”, até dois anos, com custo estimado de US$ 1 mil. Como exemplo, Penner cita o caso de um mercado, que para funcionar dentro da lei, precisa de licenças comerciais, ambientais e sanitárias que, muitas vezes, são difíceis de obter devido à burocracia e à corrupção gerada, justamente, pela lentidão e excesso de documentação dos processos.

Turbinas em Manutenção

Situada no rio Paraná, águas abaixo de Itaipu, a usina binacional de Yacyretá (Paraguai / Argentina) está com duas de suas turbinas paradas para tarefas de manutenção. Consultados a respeito, técnicos da hidrelétrica informaram que trata-se de manutenção de rotina, porém, fontes como o jornal ABC Color levantam dúvidas sobre a natureza das avarias. O prazo para reparação é de 15 dias em uma das turbinas e cinco semanas no caso da segunda.

Assalto Domiciliar

Violência na casa de Federico Acosta, tesoureiro da Associação Paraguaia de Futebol (APF), invadida por quatro encapuzados que renderam sua família e roubaram dinheiro, joias e objetos de valor, cujo prejuízo ainda está sendo calculado pelas vítimas. Residente no bairro Silvio Pettirossi, de Asunción, a família dormia no momento em que os marginais ingressaram à residência. O caso foi denunciado à 18ª Delegacia Metropolitana, cujos agentes, até o momento, não têm pistas sobre a autoria.

Campeão do Mundo

Se no futebol as coisas estão complicadas para a seleção paraguaia de futebol, que terá pelo caminho, se passar pelo Japão, rivais como Espanha ou Portugal, no Taekwondo, esporte pouco conhecido no país, um paraguaio já veste a faixa de campeão do mundo na categoria de 17 a 29 anos. De acordo com o Diário Vanguardia, o vencedor é Marcelo Ortega, 18, natural de Ciudad del Este. O torneio foi disputado no último final de semana, na cidade estadunidense de Little Rock.

Apreensão de Crack

Com a interceptação de um carregamento de 48,7 quilos de crack e 89 quilos de maconha, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) bateu, na região de Ponta Grossa, seu recorde em apreensões de crack em todo o Paraná. A droga estava na cabine de um caminhão conduzido por um catarinense de 40 anos, que afirma ter apanhado o veículo em um posto de combustíveis de Foz do Iguaçu. Trata-se da segunda grande apreensão de drogas nos Campos Gerais nas últimas 48 horas.

Frase do Dia

Ficou claro qual era o setor do Partido Colorado que buscava desesperadamente uma aliança com o governo [...] Não só não cumpriram com o prometido, como ignoraram seus correligionários e lançaram-se nos braços do governo, em troca de alguns cargos - Javier Zacarías Irún, ex-prefeito de Ciudad del Este e vice-líder do movimento dissidente Vanguardia Colorada, sobre as acusações de que seu grupo estaria negociando com o governo de Fernando Lugo e o pacto realizado pela corrente liderada por Lilian Samaniego e Nicanor Duarte Frutos.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.