segunda-feira, 28 de junho de 2010

Roda de Tererê - 28/06/10

Tentativa de Extorsão

Policiais do Grupo de Diligências Especiais (GDE), da 6º Subdivisão de Foz do Iguaçu, prenderam na noite de sábado (25) uma mulher que tentou extorquir um empresário do município. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), Ellen Fabiana Duarte, 20, foi detida na Rodoviária Internacional, minutos depois de ter recebido quantia em dinheiro e joias que solicitava para não assassinar nenhum familiar da vítima. As ameaças teriam começado na semana passada, via mensagens de texto.

Ponto Extra

Apesar das derrotas nas duas últimas rodadas da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, o Foz do Iguaçu Futebol Clube classificou-se com sobras à próxima fase e obteve o ponto extra reservado ao segundo colocado da fase inicial da competição. Neste final de semana, a equipe da fronteira foi a Apucarana e voltou com derrota por 1 x 0 contra o Roma, que assumiu, desta maneira, a liderança do campeonato. Além de Roma e Foz, classificaram-se Arapongas, Campo Mourão, São José e Portuguesa.

Homenagem a Cabañas

Natural de Itauguá, pequena cidade entre a capital Asunción e o Lago Ypacaraí, o atacante Salvador Cabañas foi o grande homenageado do desfile de 282 anos de fundação do município, que contou com grande participação de público e a presença do vice-presidente Federico Franco, recém retornado da África do Sul, onde prestigiou a participação da seleção paraguaia na primeira fase do Mundial. Atualmente, Cabañas encontra-se residindo em Asunción e Buenos Aires, ainda em fase de reabilitação.

Cachorro Grande

Briga de cachorro grande entre o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), do Paraguai, e a empresa estadunidense Crescent Global Oil, que acusa o governo paraguaio de confiscar seus bens e direitos em território paraguaio, ao declarar nula a concessão para a exploração petroleira no chamado Bloco Pirity, região do Chaco, extremo norte do país. Na versão do governo, a Crescent não cumpriu com os requisitos estabelecidos. Na versão da empresa, a intenção seria favorecer uma companhia equatoriana.

Guerrilha Urbana

Em reportagem publicada neste final de semana, o Diário Última Hora, do Paraguai, revela que o altamente procurado grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, operava tranquilamente no pátio dos fundos de uma residência da localidade de Kuruzú de Hierro, interior do departamento (estado) de Concepción. Neste sentido, moradores da localidade são suspeitos de “acobertamento” das atividades da “guerrilha”. Para ler a reportagem (em espanhol), na íntegra, clique aqui.

Raio-X do Poder

Outra interessante matéria surgida na imprensa paraguaia neste final de semana foi a publicada pelo jornal ABC Color, intitulada “Quem é quem e quem está contra quem no governo”. No material, o principal jornal paraguaio analisa o perfil de “15 homens que só o que têm em comum é a proximidade com o chefe de estado”, analisando desde Marcos Fariña, advogado particular do presidente Fernando Lugo, ao poderoso Miguel Angel López Perito, chefe de gabinete. Para conferir a análise (em espanhol), clique aqui.

Frases do Dia

Somos um time de governo para a população. A seleção paraguaia nos une, nos convida a imitar suas estrelas na unidade, na convicção, no jogo de equipe. Somos um país que pode classificar-se para um futuro melhor - Fernando Lugo, presidente do Paraguai, comparando seu governo à seleção paraguaia de futebol.

Se Lugo fosse um técnico, e seus escolhidos não sabem nem quem são, ao invés de ganhar, iríamos perder - Miguel Carrizosa, senador oposicionista paraguaio, sobre Fernando Lugo e suas agora em moda analogias com o futebol.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.