terça-feira, 29 de junho de 2010

Roda de Tererê - 29/06/10

Acidente na 277

Enquanto a duplicação não sai, a BR-277 foi palco de mais um grave acidente de trânsito, ocorrido nesta segunda-feira (28) nas imediações do Km 636, em Céu Azul. De acordo com a assessoria da concessionária Ecocataratas, a colisão envolveu um caminhão que seguia sentido Foz do Iguaçu e um Astra que transitava pela pista contrária. Darlei da Silva, 35, motorista do Astra, levou a pior e teve de ser trasladado, em estado grave, ao Hospital Universitário de Cascavel.

Revitalização da BR-469

Está marcada para esta terça-feira (29), em Foz do Iguaçu, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em executar o projeto de revitalização da BR-469, rodovia situada integralmente dentro do município, conectando a Ponte Tancredo Neves ao Aeroporto Internacional e ao Parque Nacional do Iguaçu. Criticado pelo setor turístico, o projeto não inclui a tão almejada duplicação, consistindo, apenas, em “remendos” e construção de acostamentos e terceira pista nos trechos considerados mais críticos.

Reeleição à Vista

Assim como no Brasil, 2010 é ano eleitoral no Paraguai, com a diferença de que as eleições são municipais no país vizinho, com a escolha de prefeitos e vereadores. No departamento (estado) de Alto Paraná, balanço realizado pelo jornal La Nación aponta que, dos 20 prefeitos, 13 tentarão a reeleição no pleito de novembro, incluindo a atual prefeita de Ciudad del Este e esposa do ex-prefeito Javier Zacarías Irún, Sandra McLeod de Zacarías. Dos 12 prefeitos do Partido Colorado, oito tentarão a reeleição.

Pacto Maldito

Presidente do Congresso paraguaio até o final de junho, o senador Miguel Carrizosa “implorou” aos aliados de Fernando Lugo para que o “pacto de governabilidade” com as bancadas do Partido Colorado e da União Nacional dos Cidadãos Éticos (UNACE, partido de Lino Oviedo) não se concretize com a posse da nova mesa, prevista para 01/07. Na opinião de Carrizosa, tal pacto traz consigo o fantasma da divisão de cargos e da prevalência dos interesses partidários, levando o país a um cenário de regressão.

Marcha GLBT

Homossexuais de todo o Paraguai recordaram, nesta segunda-feira (28), o “Dia do Orgulho Gay”, com realização de uma marcha na região central de Asunción, solicitando a adoção de direitos iguais e o fim da discriminação por opção sexual no país. O preconceito, porém, está longe de ser erradicado, posto que o Paraguai é um dos países mais fechados da América quanto ao homossexualismo e o Congresso do país foi palco, recentemente, da apresentação de um projeto que visava restringir os direitos dos gays.

Bolsas de Estudo

A Direção Geral de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), do Paraguai, fez um chamado a todos os estudantes paraguaios interessados em estudar no Brasil, anunciando a concessão de 50 bolsas para os cursos bilíngues da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), com sede em Foz do Iguaçu. Tais bolsas preveem alojamento, alimentação, transporte, apoio pedagógico e seguro de saúde. Mais informações pelo e-mail cgaray@educacionsuperior.mec.gov.py.

Frase do Dia

Lugo não pode governar sem o Parlamento e teve de tragar dois sapos para conseguir estabilidade no governo - Juan Darío Monges, senador pelo Partido Colorado, sobre o “pacto” entre luguistas e colorados para a eleição da mesa diretora da Câmara e do Senado paraguaios.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.