quarta-feira, 30 de junho de 2010

Roda de Tererê - 30/06/10

Caso Bruno

Já está em Foz do Iguaçu, desde a tarde de ontem (29), o bebê que a jovem Eliza Samudio, 25, desaparecida desde o início do mês, afirma ser filho do goleiro Bruno, do Flamengo. Luís Carlos Samudio, pai de Eliza e avô da criança, é o detentor provisório da guarda da criança, abandonada em um abrigo do estado de Minas Gerais. Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, Samudio confirmou que tem poucas expectativas de encontrar a filha viva. Para ler a entrevista, na íntegra, clique aqui.

Legislativo x Judiciário

Dono de pequena, porém, influente bancada na Câmara e no Senado do Paraguai, o Partido Pátria Querida (PPQ) confirmou nesta terça-feira (29) que impulsionará o processo de destituição do ministro da Corte Suprema de Justiça (CSJ), Miguel Óscar Bajac, por suposto tráfico de influências e mau desempenho de suas funções. A ponta do iceberg foi a decisão de um tribunal presidido pelo ministro, determinando a anulação de provas que incriminariam o ex-chanceler Rubén Melgarejo em um caso de corrupção.

Cisma Liberal

Enquanto isso, no Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), base de sustentação do governo de Fernando Lugo, dirigentes ligados ao vice-presidente Federico Franco anunciaram que solicitarão a expulsão dos “liberais luguistas”, que na interpretação dos “franquistas”, teriam traído a ideologia do partido ao firmar pacto com a bancada do Partido Colorado, para a eleição das novas mesas diretoras da Câmara e do Senado e a aprovação de projetos tidos como prioritários pelo Poder Executivo.

Só para Urgências

Precisa de raio-x no Hospital Regional de Ciudad del Este? Esqueça. De acordo com o Diário Vanguardia, devido à alta demanda e à precariedade dos equipamentos, apenas casos de urgência estão sendo atendidos na sala de radiografias do principal hospital público do lado paraguaio da fronteira. Aos demais pacientes, resta a opção de procurar uma clínica particular ou recorrer aos serviços da tenebrosa Kombi que faz as vezes de laboratório nas proximidades do centro médico.

Paraguai na Vitrine

A exposição positiva do nome Paraguai, gerada pelo bom desempenho da seleção do país na Copa do Mundo da África do Sul, está trazendo lucros para as empresas e ampliando as possibilidades de investimentos no país. É o que avalia o jornal La Nación, citando valorização de até US$ 100 milhões na marca “Paraguai” devido à exposição do nome do país nas transmissões e noticiários acompanhados por bilhões de espectadores e internautas em mais de 179 países.

Estoque Esgotado

E uma das maiores provas do interesse internacional gerado pela Copa do Mundo é, justamente, o fim do estoque de camisas originais da seleção paraguaia, comercializadas pela Adidas no país e no exterior. No Paraguai, já não resta nenhuma das 25 mil unidades postas à venda pela distribuidora Doral SA, representante oficial da marca. No exterior, são poucos os sites e lojas que ainda contam com disponibilidade do modelo atual da Albirroja em seus catálogos.

Frase do Dia

Somos um país de trânsito, mas não produzimos. O que produzimos aqui é maconha de segunda categoria, plantada no Nordeste, mas que é superada de longe pela maconha do Paraguai - Paulo Uchôa, secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, sobre o posicionamento do Brasil nos negócios das redes internacionais de narcotráfico.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.