sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil Cancela Restrições a Suco Paraguaio

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Maior fabricante de sucos de frutas no Paraguai, a empresa Frutika conseguiu, finalmente, remover as barreiras impostas pelo governo brasileiro para dificultar o ingresso de seus produtos no mercado local. O fim das restrições foi confirmado nesta quinta-feira (01).

Para tanto, representantes da Chancelaria paraguaia intercederam em Brasília junto aos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIC) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que os pedidos de inspeção que dificultavam o ingresso da empresa fossem solucionados.

De acordo com o Diário Última Hora, tais pedidos faziam referência a novos procedimentos de certificação dos produtos, cujo custo (cerca de US$ 850,00) minaram as perspectivas de lucro da Frutika, cuja primeira venda à importadora North Internacional eram de apenas US$ 12,2 mil.

Para as próximas exportações ao mercado brasileiro, no entanto, a empresa está livre da repetição dos procedimentos, podendo começar a lucrar com as transações. Gustavo Volpe, presidente da União Industrial Paraguaia (UIP), comemorou o que considerou uma vitória contra o protecionismo brasileiro.

Leia Também...

Paraguai Diz que Brasil Barra Indústria Farmacêutica

Industriais paraguaios do ramo farmacêutico acusaram o Brasil por transgressão das normas do Mercosul para a circulação de medicamentos fabricados no bloco. Foi durante a reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil / Paraguai, em Asunción. Mais...

Brasileiros e Paraguaios Debatem Integração Regional

Autoridades do Brasil e do Paraguai participaram na manhã de segunda-feira (28), na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), de uma reunião para debater o processo de integração e eliminação das barreiras que travam o intercâmbio. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.