quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brasileiros e Paraguaios Debatem Integração

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Autoridades do Brasil e do Paraguai participaram na manhã de segunda-feira (28), na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), de uma reunião para debater o processo de integração e eliminação das barreiras que travam o intercâmbio entre os dois países.

De acordo com a Agência Municipal de Notícias (AMN), a reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Assuntos Internacionais, Sérgio Lobato, e contou com a participação de representantes paraguaios como Juan Ignacio Livieres, coordenador local do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR).

Entre os pontos debatidos no encontro, entraves como a a burocracia nas relações de importação e exportação nas aduanas, dificuldades para certificação fitossanitária, demoras no trânsito fronteiriço e barreiras ao turismo e à livre circulação de pessoas e mercadorias.

Como saldo da reunião, ficou definido que, no próximo dia 22, um encontro maior será realizado em Foz do Iguaçu, com a participação, pelo lado brasileiro, de representantes do SEBRAE, Governo do Paraná, Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (CODESUL) e Ministério das Relações Exteriores.

Leia Também...

RTU: Empresários Reiteram Confiança em Lugo e Lula

Em comunicado emitido no último final de semana, a Federação das Câmaras de Comércio, principal entidade empresarial do lado paraguaio da fronteira, voltou a expressar confiança quanto ao cumprimento das promessas sobre a “Lei dos Sacoleiros”. Mais...

Para Jornal, Receita Humilha Sacoleiros e Turistas

O governo brasileiro obriga, de forma humilhante, turistas e sacoleiros a cruzarem a Ponte da Amizade, a pé, ao invés de utilizarem seus respectivos ônibus de excursão. É o que considera o Diário Vanguardia, de Ciudad del Este, em matéria publicada nesta terça-feira. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.