segunda-feira, 26 de julho de 2010

Divulgação Aumenta Procura pela Polícia Turística

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Com a divulgação de reportagens em meios de comunicação como a Rede Globo, mostrando o trabalho da Polícia Turística na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, mais brasileiros têm procurado o posto policial para denunciar fraudes no comércio de Ciudad del Este.

Desde a semana passada, quando o programa Fantástico levou ao ar, em rede nacional, reportagem sobre o assunto, a estimativa é de crescimento de até 30% na procura, com os policiais acompanhando os denunciantes até as lojas e priorizando a solução amistosa do diferendo.

- Assista a matéria do Fantástico.

Nos casos em que não é possível chegar a um acordo, no entanto, o Ministério Público é acionado e a unidade a cargo da promotora Graciela Ortiz, de Apoio ao Turista, determina a abertura de processo contra o comerciante ou vendedor de rua acusado por fraude ou outros crimes correlatos.

A atuação da Polícia Turística conta com o apoio da principal entidade empresarial do lado paraguaio da fronteira, a Federação das Câmaras de Comércio (FEDECÁMARAS), que reúne alguns dos principais estabelecimentos comerciais da região.

Balanço divulgado pelo Diário Última Hora revela que, além do combate às fraudes, o trabalho da Polícia tem sido eficiente, também, na luta contra a violência na área central de Ciudad del Este, com a drástica diminuição no número de assaltos, furtos e roubos.

Desde o início do ano, apenas 22 roubos e furtos foram oficialmente registrados nas quadras ao redor da Ponte da Amizade. Os assaltos e sequestros-relâmpagos a bordo de vans paraguaias que fazem a travessia da ponte, por sua vez, foram praticamente extintos, com o registro de apenas três ocorrências.

Paralelamente, seis denúncias de pedido de propina efetuado por policiais ou agentes de trânsito paraguaios foram recebidos pelos agentes da Polícia Turística. Em todos os casos, o Ministério Público foi acionado e, os denunciados, encontram-se processados pela instituição.

Leia Também...

Fantástico Mostra Golpes no Comércio de CDE

O programa dominical Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar na noite de ontem (18) reportagem mostrando golpes aplicados a compristas no comércio de Ciudad del Este e o atendimento da Polícia Turística às ocorrências denunciadas por brasileiros. Assista. Mais...

Entidade Criará Selo de Lojas Recomendadas em CDE

Preocupados com a atuação de golpistas que mancham a reputação de todo o setor comercial da fronteira, lojistas de Ciudad del Este pretendem unir-se em uma associação que certificará e dará destaque aos estabelecimentos que atuam conforme a lei e a ética comercial. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.