sábado, 3 de julho de 2010

Estudantes Paraguaios Apoiariam Volta da Ditadura

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Surpresa nos círculos políticos do Paraguai, com a divulgação dos resultados prévios de uma pesquisa internacional que revela que, entre estudantes de 38 países, os paraguaios são os mais propensos a apoiar um regime ditatorial que garanta-lhes “ordem” e “segurança”.

Realizado pela Associação Internacional para Avaliação de Avanços Educacionais (IEA, na sigla em inglês), com sede na Holanda, o estudo mostra que 70% dos estudantes paraguaios com idade entre 13 e 17 anos apoiariam uma ditadura que assegurasse a ordem e a segurança no país.

Tal afirmação, acompanhada de outros anacronismos como a visão expressada por 87% dos rapazes e 85% das moças, de que lugar de mulher é em casa e cuidando dos filhos, acendeu luz de alerta no Ministério da Educação, cujo titular, Luis Riart, voltou a defender a revisão do currículo escolar.

Quanto à confiança nos poderes e nas instituições, 50,6% dos estudantes responderam que confiam pouco ou nada no Poder Judiciário, 55% na Polícia Nacional e 67,6% nos partidos políticos. Escolas e meios de comunicação aparecem como as instituições mais confiáveis do país.

Outro ponto chamativo do estudo, que ouviu 3,4 mil alunos em 149 instituições de ensino, é que 64,4% consideram o homossexualismo uma doença mental e 58,3% são contra a união de pessoas do mesmo sexo. Contraditoriamente, 73,5% estão de acordo com a concessão de direitos iguais aos homossexuais.

Leia Também...

Livro que Cita Filhos de Lugo é Recolhido

Censura? É o que se perguntam os leitores do jornal ABC Color nesta quinta-feira (01), com a notícia de que o volume único da “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário”, de Luis Verón, foi retirado de circulação pela comissão responsável por sua publicação. Mais...

Governo Nega Censura a Enciclopédia Biográfica

Ante a polêmica gerada pela denúncia de que exemplares da “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário” teriam sido recolhidos por menções aos escândalos de paternidade de Fernando Lugo, a assessoria da presidência saiu a público para negar. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.