sexta-feira, 2 de julho de 2010

Governo Nega Censura a Enciclopédia Biográfica

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Ante a polêmica gerada pela denúncia de que exemplares da “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário” teriam sido recolhidos por conter menções aos escândalos de paternidade de Fernando Lugo, a assessoria da presidência paraguaia saiu a público para negar as especulações.

Em matéria publicada nesta quinta-feira (01), o jornal ABC Color relatou que os 500 exemplares da obra de Luís Verón, editados para distribuição gratuita pela Comissão Bicentenário, foram retirados de circulação por ordem de Margarita Morselli, presidente da comissão.

É uma censura, assim de simples, lisa e diretamente. Dizem que faltei com respeito à envergadura presidencial”, afirmou Verón. Morselli, por sua vez, argumentou que o livro continha incorreções. “Havia erros quanto às fotografias e referências sobre pessoas que não deveriam figurar na obra”, retrucou.

Em nota difundida via agência pública IP Paraguay, a Presidência da República afirma que “o presidente nem sequer estava em conhecimento do conteúdo de tal obra, que nunca foi avaliada nas esferas da Presidência e jamais foi abordada em espaços como a reunião semanal de ministros”.

As falhas ou inexatidões que, segundo se publica, poderia ter a obra, é uma questão que deve ser administrada por seus editores. Lamentamos que com ligeireza sejam atribuídas à figura presidencial responsabilidades que não lhe competem, mas ainda, em termos de liberdade de expressão, valor que foi respeitado e continuará sendo respeitado sem restrições durante nosso governo”, conclui a nota.

Leia Também...

Livro que Cita Filhos de Lugo é Recolhido

Censura? É o que se perguntam os leitores do jornal ABC Color nesta quinta-feira (01), com a notícia de que o volume único da “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário”, de Luis Verón, foi retirado de circulação pela comissão responsável por sua publicação. Mais...

Paternidade: Mulher Reinicia Processo Contra Lugo

Em ação patrocinada pelo advogado e deputado Oscar Tuma, do partido de Lino Oviedo, a dirigente social Hortênsia Damiana Morán apresentou, nesta sexta-feira (11), novo processo de reconhecimento de paternidade contra o ex-bispo católico Fernando Lugo. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.