sexta-feira, 2 de julho de 2010

Guerrilha Paraguaia Vigiava Embaixadora dos EUA

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Titular da Embaixada dos Estados Unidos na capital paraguaia, Asunción, Liliana Ayalde tinha seus passos acompanhados por membros do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”. Em suas duas visitas a Concepción, a diplomata foi discretamente monitorada pelo grupo.

Foi o que revelou, nesta quinta-feira (01), o jornal ABC Color, publicando cópias das anotações realizadas por supostos membros do EPP em um caderno apreendido pelas forças policiais após tiroteio na localidade de Kuruzú de Hierro, centro-norte do Paraguai, no último mês de junho.

Nos manuscritos, observa-se informação detalhada sobre a movimentação de Ayalde na região de Concepción, em visita em 2009 na qual reuniu-se com representantes da Associação Rural do Paraguai (ARP), e durante entrega de donativos no mês de maio.

Entre os dados anotados pelos supostos “olheiros” do grupo, horários e locais da presença de diplomata e hotel utilizado durante a estadia. As anotações, segundo o ABC Color, fazem parte de um lote de manuscritos que revelariam a intenção do EPP em atacar alvos estadunidenses no interior do país.

Ayalde, porém, disse não ter conhecimento sobre eventuais ameaças. “O que sei é o que está na imprensa. Em momento algum fui ameaçada e não há nenhuma informação de inteligência [dos Estados Unidos] que demonstre”, afirmou. Rafael Filizzola, ministro do interior, confirmou a autenticidade dos manuscritos.

Leia Também...

Guerrilha Oferece Recompensa por Fernando Lugo

Em comunicado tornado público nesta segunda-feira (21), o grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” oferece recompensa a quem entregar a cabeça do presidente Fernando Lugo e de outras autoridades do país. Valor do prêmio? G$ 5 milhões (R$ 2 mil). Mais...

Embaixada dos EUA Não Enviará Militares ao Norte

A Embaixada dos Estados Unidos na capital paraguaia, Asunción, confirmou na última quarta-feira (23) que nenhum militar ou funcionário da representação diplomática do país estará presente na “Operação MEDCAP”, que tem início neste sábado (26) no centro-norte do Paraguai. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.