quinta-feira, 1 de julho de 2010

Livro que Cita Filhos de Lugo é Recolhido

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Censura? É o que se perguntam os leitores do jornal ABC Color nesta quinta-feira (01), com a notícia de que o volume único da “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário”, escrito pelo historiador Luis Verón, foi retirado de circulação pela comissão responsável por sua publicação.

De acordo com a referida fonte, a recolha dos 500 exemplares que seriam distribuídos gratuitamente pela Comissão Bicentenário da Independência, criada para organizar os festejos marcados para 2011, teria ocorrido devido a alusões aos escândalos de paternidade envolvendo o presidente Fernando Lugo.

É uma censura, assim de simples, lisa e diretamente. Dizem que faltei com respeito à envergadura presidencial”, afirmou Verón. “No livro estão aqueles que tiveram protagonismos nos últimos 200 anos. É um trabalho pessoal, que fui fazendo aos poucos, ao longo dos anos”.

Consultada a respeito, Margarita Morselli, coordenadora da Comissão Bicentenário, negou que tenha havido censura. “Havia erros quanto às fotografias e referências sobre pessoas que não deveriam figurar na obra”, justificou Morselli, sem dar maiores detalhes.

A coordenadora não explicou, também, as razões pelas quais outros autores já foram contatados para a realização de trabalho similar. Tais autores teriam como incumbência a elaboração, às pressas, de uma obra “definitiva” e que agrade os patrocinadores governistas.

Leia Também...

Paternidade: Mulher Reinicia Processo Contra Lugo

Em ação patrocinada pelo advogado e deputado Oscar Tuma, do partido de Lino Oviedo, a dirigente social Hortênsia Damiana Morán apresentou, nesta sexta-feira (11), novo processo de reconhecimento de paternidade contra o ex-bispo católico Fernando Lugo. Mais...

Jornal Especula que Fernando Lugo Já é Avô

Além de pai, o ex-bispo católico e atual presidente do Paraguai, Fernando Lugo, pode já ser avô. Foi o que especulou o Diário Popular, ao cobrir o nascimento do filho do casal Fátima Rojas e Luis Paciello, ocorrido no último sábado (29), em um hospital particular de Asunción. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.