sábado, 3 de julho de 2010

Paraguai x Espanha: Fatos e Curiosidades

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

* As seleções de Paraguai e Espanha chegam às quartas-de-final neste sábado (03) em situações bem diferentes. Os espanhóis, tidos como favoritos, lutam para confirmar o favoritismo e eliminar a fama de “amarelões”. Os paraguaios, querem melhorar ainda mais a já histórica participação do país e posicionar-se entre os quatro melhores.

* Futebol não é lógica e, muito menos, matemática, mas os números ajudam a desvendar as diferenças entre Paraguai e Espanha nesta Copa do Mundo. Para chegar às quartas-de-final, a equipe guarani foi a que mais correu em campo (445,16 quilômetros) e mais cometeu faltas (72), porém, menos chutou a gol (54 disparos). Os espanhóis chutaram 74 vezes, marcaram mais e correram menos.

* Por outro lado, a defesa paraguaia continua a manter sua fama de solidez, tendo sofrido gol, apenas, no empate em 1 x 1 contra a Itália, na estreia da competição. De lá para cá, o time bateu a Eslováquia por 2 x 0 e empatou sem gols com Nova Zelândia e Japão. Dos três gols marcados pela seleção paraguaia na Copa, nenhum foi convertido pelos três atacantes habitualmente escalados por Gerardo Martino.

* Paraguai e Espanha já enfrentaram-se duas vezes na história das Copas do Mundo. Na primeira ocasião, em 1998, o empate sem gols, ainda na fase de grupos, foi suficiente para classificar a seleção paraguaia e mandar a “Fúria” mais cedo para casa. Em 2002, no entanto, a vitória foi espanhola, 3 x 1, com o gol paraguaio sendo marcado, contra, pelo zagueiro Puyol. Na ocasião, ambos classificaram-se às oitavas.

* E por falar em 2002, José Luis Chilavert, histórico capitão da seleção paraguaia, despejou seus dardos contra a FIFA pela designação do árbitro guatemalteco Carlos Batres para dirigir a partida deste sábado (03). Embora seja conhecido por seu falatório, Chilavert tem razão: Batres é o mesmo juiz que, na Copa do Japão e da Coreia, prejudicou o Paraguai nas oitavas contra a Alemanha.

* Se superstição serve para algo, o Paraguai entrará no gramado do Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, vestindo sua tradicional camiseta nº 1, vermelha e branca, completada com calção branco e meias brancas. A Espanha, por sua vez, jogará com o uniforme reserva, composto por camisa, calção e meias azuis. A camiseta reserva não seria de bom agouro para os espanhóis.

* Para o jogo de hoje, cerca de 13 mil torcedores (entre eles, Larissa Riquelme e seu celular no decote) são esperados nas arquibancadas do Estádio Defensores del Chaco, em Asunción, que contará com telão patrocinado pela multinacional Coca-Cola. Para evitar distúrbios como os registrados após a vitória nos pênaltis sobre o Japão, no entanto, o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos está proibido.

* Supermercadistas e donos de bares, lanchonetes e restaurantes estão em festa no Paraguai, com o aumento de suas vendas graças ao bom desempenho da seleção paraguaia na Copa do Mundo. Em sua edição de ontem (02), o jornal La Nación informa que a venda de carne para churrasco dispara no dia anterior aos jogos da seleção. Cervejas e refrigerantes também registram acréscimo no total vendido.

Leia Também...

Paraguai Vence Japão e Está Entre os Oito

Foi sofrido, intenso. Após 120 minutos de 0 x 0 no placar, o Paraguai conseguiu, nos pênaltis, sua inédita classificação às quartas-de-final de uma Copa do Mundo. Na série decisiva, Komano perdeu para o Japão. Óscar “Tacuara” Cardozo garantiu para a Albirroja. Veja as cobranças. Mais...

Comemoração Tomou Conta das Ruas da Fronteira

A explosão de alegria provocada pela inédita classificação da seleção paraguaia às quartas-de-final de uma Copa do Mundo levou milhares de torcedores às ruas da região fronteiriça na tarde desta terça-feira (29). Em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, houve foguetório e carreatas. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.