segunda-feira, 5 de julho de 2010

Participação Paraguaia Foi a Melhor da História

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

A derrota da seleção paraguaia para a Espanha foi dolorosa para muitos, porém, a satisfação pelo desempenho da equipe guarani no Mundial da África do Sul é inegável: nunca antes um escrete do país havia chegado tão longe em uma Copa do Mundo.

Em 2010, a seleção comandada pelo argentino Gerardo “Tata” Martino conquistou duas marcas inéditas: a primeira colocação na fase de grupos, em chave que tinha a Itália, atual campeã do mundo; e a classificação às quartas-de-final, etapa jamais alcançada nas sete participações anteriores.

A performance da Albirroja enquadra-se no bom momento vivido pelo futebol paraguaio a partir da segunda metade da década de 1990. Desde o Mundial da França, em 1998, o Paraguai tem estado presente em todas as Copas do Mundo, ficando fora das oitavas-de-final, apenas, em 2006.

Em 1998, o Paraguai foi eliminado pela França (campeã), na prorrogação, com chorado gol de ouro marcado por Blanc. Em 2002, a carrasca da vez foi a Alemanha (vice-campeã), em jogo apitado, curiosamente, pelo guatemalteco Carlos Batres, mesmo árbitro de Paraguai x Espanha.

Em 2006, a seleção paraguaia enfrentou pedreira ao cair no “grupo da morte” que tinha Inglaterra e Suécia, motivo pelo qual, não conseguiu classificar-se. Em 2010, venceu a chave que tinha Itália, Eslováquia e Nova Zelândia, bateu o Japão nas oitavas e chegou às quartas contra a Espanha, terminando entre os oito.

Em toda a história das participações paraguaias nos mundiais, apenas uma vez a equipe ficara entre as oito, em 1930, quando terminou na 8ª colocação. A diferença, porém, é que apenas 13 seleções participaram da competição. Em 2010, os participantes foram 32.

Campanha Paraguaia em 2010

Paraguai 1 x 1 Itália – Cidade do Cabo

Eslováquia 0 x 2 Paraguai – Bloemfontein

Paraguai 0 x 0 Nova Zelândia – Polokwane

Paraguai 0 (4) x (2) 0 Japão – Pretória

Espanha 1 x 0 Paraguai – Joanesburgo

Leia Também...

Paraguai Sai da Copa de Cabeça Erguida

Dos quatro sulamericanos que chegaram às quartas-de-final, apenas o Uruguai continua na briga. Brasil, Argentina e Paraguai, nesta ordem, foram eliminados por Holanda, Alemanha e Espanha, mas apenas um caiu de pé e volta para casa com a cabeça erguida: o Paraguai. Mais...

Espanhóis Reconhecem Dureza do Adversário

Em entrevista coletiva concedida na sala de imprensa do Estádio Ellis Park, de Joanesburgo, após a vitória de sua seleção sobre o Paraguai por 1 x 0, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo, o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, reconheceu a dureza do adversário. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.