quinta-feira, 1 de julho de 2010

Roda de Tererê - 01/07/10

Soldados do Crime

Surpresa em Cascavel com a prisão de três soldados do 33º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército (33º BIMtz), sob acusação de envolvimento em um assalto ocorrido na noite de terça-feira (29), em plena região central da cidade. De acordo com o portal CGN, dois dos militares teriam roubado bolsas, dinheiro, documentos e objetos pessoais de duas mulheres, usando para tanto uma motocicleta emprestada. O terceiro cúmplice fugiu a pé, mas foi capturado em um posto de combustíveis da rua Minas Gerais.

Operação Saturação

Município situado a 40 quilômetros de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu foi alvo, no último final de semana, da “Operação Saturação”, comandada pela Polícia Militar, com a participação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Ministério Público e prefeitura local. Como resultado da ação, cerca de 250 pessoas foram abordadas, com o registro de duas prisões. Entre os principais objetivos da operação, o combate ao tráfico de drogas, ao consumo de álcool por menores e à prostituição juvenil.

Paraguaios ao Cinema

Descontentes com a demora da chegada do terceiro filme da saga Crepúsculo ao Paraguai, fãs da referida série cruzaram a fronteira, nesta quarta-feira (30), para conferir a estreia nos cinemas de Foz do Iguaçu. A procura de brasileiros, paraguaios e argentinos foi tanta, porém, que os ingressos para duas das três sessões esgotaram-se na véspera no cinema situado no Shopping Cataratas. Para esta quinta-feira (01), estima-se que a procura será igualmente grande.

Vacina Contra a Gripe

Com o término do período de vacinação às faixas etárias prioritárias e a elevada sobra de doses, o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS), do Paraguai, anunciou que está abrindo a campanha a todos os interessados em imunizar-se contra o vírus Influenza A (H1N1). Para tanto, é preciso procurar um dos hospitais ou postos de saúde das grandes cidades e, no caso de quem vive em pequenas localidades do interior, trasladar-se ao centro de referência mais próximo.

Recapeamento Meia-Boca

Moradores de Santa Rita, cidade “brasiguaia” situada a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, estão furiosos com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e com a empreiteira COMAVI, por conta da baixa qualidade dos trabalhos de recapeamento asfáltico efetuados na Ruta VI, principal via de acesso à cidade. De acordo com o Diário Vanguardia, “pode-se notar, à simples vista, o trabalho deficiente da empreiteira”, cujos “remendos” estariam sendo efetuados com material de baixa qualidade.

Cooperação Japonesa

Um dia após a vitória paraguaia sobre a seleção japonesa na Copa do Mundo de futebol, os governos de Paraguai e Japão assinaram, em Asunción, cooperação financeira no valor de US$ 53 milhões, com o objetivo de melhorar caminhos rurais e facilitar o escoamento da safra paraguaia de grãos. Kazuo Watanabe, embaixador japonês no Paraguai, destacou a importância do bom relacionamento entre os dois países e parabenizou o povo paraguaio pela classificação de sua seleção.

Frase do Dia

Quem disse que o Partido Colorado caiu? - Horacio Galeano Perrone, ex-ministro do governo de Fernando Lugo e analista militar, sobre o predomínio do Partido Colorado em cargos importantes no Legislativo e no Judiciário do Paraguai.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.