sábado, 3 de julho de 2010

Roda de Tererê - 03/07/10

Cartão Migratório

Representantes dos governos de Paraguai e Argentina já assinaram o acordo operacional que prevê a implementação do sistema de Cartão Vicinal Fronteiriço (TVF, em espanhol) para os moradores das cidades de Encarnación (Paraguai), Posadas (Argentina) e arredores. Com o cartão, o portador será dispensado de formalidades migratórias e poderá cruzar de maneira mais ágil a ponte internacional San Roque González de Santa Cruz. Entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, acordo similar ainda não saiu do papel.

Grana Recuperada

O Banco Central do Paraguai (BCP) recuperou, na justiça dos Estados Unidos, fundos no valor de US$ 16 milhões, que haviam sido desviados dos extintos bancos Unión e Oriental no início da década. A batalha judicial para a recuperação teve primeira decisão favorável ao BCP ainda em 2006, porém, somente agora a Corte Suprema estadunidense expediu-se sobre o assunto. De acordo com o jornal ABC Color, o dinheiro encontra-se depositado, ilegalmente, em uma conta no Citibank dos Estados Unidos.

Guerra Entre Narcos

Tal como seu irmão, executado por pistoleiros no ano de 2007, o paraguaio Angel María Galeano Vázquez foi emboscado por traficantes nas ruas de Ciudad del Este, no momento em que conduzia sua motocicleta nas proximidades do Km 8 Acaray da Ruta Internacional VII. Os responsáveis pelo ataque foram dois sicários que, assim como Vázquez, deslocavam-se em uma moto. Dos oito tiros disparados, três atingiram a vítima, que tinha antecedentes por narcotráfico e aguardava decisão da justiça.

Mistério Japonês

Está cada vez mais misterioso o caso do jovem paraguaio que, instantes após a partida entre Paraguai e Japão pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo, “caiu” do 10º andar de um edifício da capital japonesa, Tóquio. De acordo com o jornal La Nación, investigações conduzidas pela polícia local apontam para a hipótese de que a queda de Víctor Izulli Chikiriya Cañete não tenha sido acidental, havendo indícios de luta prévia na varanda e rastros de que uma segunda ou terceira pessoa esteve no local.

Férias Suspensas

A greve convocada por professores de escolas públicas do Paraguai está trazendo vários efeitos indesejados aos alunos de todo o país. Um deles é o anúncio feito pelo ministro da Educação, Luis Alberto Riart, de que as aulas perdidas terão de ser repostas durante as férias de inverno, para que a carga horária mínima possa ser cumprida. Para tanto, professores aposentados ou voluntários seriam chamados para reforçar o contingente. A presença dos alunos nas aulas, no entanto, não seria obrigatória.

Bombeiros Recrutam

Se um de seus sonhos sempre foi ser bombeiro e auxiliar a salvar vidas, não deixe passar esta oportunidade. A partir de hoje (03), tem início o processo de seleção e capacitação de novos membros para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este, tendo como principal requisito a vontade de ajudar ao próximo e servir à população. O curso para tornar-se bombeiro terá duração de oito meses e sua participação é gratuita. Interessado? Clique aqui para saber mais

Frase do Dia

O Partido Colorado caiu pela grande corrupção e pelas conspirações eternas - Bader Rachid Lichi, histórico dirigente do Partido Colorado, sobre a derrota eleitoral de 2008 e a queda do partido que governou o Paraguai por 61 anos ininterruptos.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.