segunda-feira, 5 de julho de 2010

Roda de Tererê - 05/07/10

Vitória Iguaçuense

Em sua estreia no hexagonal final da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, o Foz do Iguaçu Futebol Clube venceu o São José, no sufoco, pelo placar de 1 x 0. O gol da vitória, marcado a 15 minutos do fim, foi convertido pelo estreante Ícaro, para alívio da torcida que compareceu em número razoável ao Estádio do ABC. Como conquistou ponto extra por ter terminado a primeira fase na segunda colocação (e o Roma, líder, apenas empatou), o time da fronteira foi a quatro pontos e lidera o hexagonal.

Assinatura da Máfia

Com a famosa “assinatura” das máfias fronteiriças, dois homens supostamente de nacionalidade paraguaia foram executados e abandonados na madrugada de ontem (04) em uma via pública nas imediações do Km 14 da Ruta Internacional VII, a igual distância da Ponte da Amizade. De acordo com o Diário Última Hora, uma das vítimas já foi identificada e seria Pedro Pablo Bogarín, 29, com antecedentes por furto. O outro, com idade entre 23 e 25 anos, permanece no anonimato.

Sequestrador no Xadrez

Acusado de envolvimento no sequestro do pecuarista brasileiro Américo Botelho, ocorrido em agosto de 2008, na região centro-norte do Paraguai, o paraguaio Reinaldo Galeano Domínguez, 30, foi detido por policiais da cidade fronteiriça de Pedro Juan Caballero neste final de semana. Em depoimento, Galeano negou implicância no caso e alegou ser vítima de homonimia. Francisco Ayala, representante do Ministério Público, confirmou que a ordem de captura era, de fato, para o Reinaldo Galeano Domínguez detido.

Tomateiros em Fúria

Produtores de tomate, que já protagonizaram, anteriormente, protestos que levaram ao fechamento de algumas das principais rodovias do Paraguai, estão novamente furiosos com o governo devido ao precário combate ao ingresso de tomates contrabandeados do Brasil ou da Argentina. A alegação dos produtores locais é a de que, como o tomate “importado” não paga nenhum tipo de imposto, chega bem mais barato à mesa do consumidor e inviabiliza o cultivo de uma variedade que ocupa milhares de produtores rurais.

Agricultura x Energia

Qual setor gera mais rendimentos para o Estado paraguaio? O agronegócio ou a produção de energia elétrica? A resposta, embora muitos brasileiros e argentinos não creiam, é o agronegócio, que de acordo com balanço divulgado pela União dos Grêmios da Produção (UGP), contribuiu ao fisco paraguaio, em 2009, com valores 3,7 vezes mais altos do que os royalties e outros benefícios pagos pelas binacionais Itaipu (com o Brasil) e Yacyretá (com a Argentina).

Crise do Gás

Demorou, mas o desabastecimento de gás de cozinha e gás veicular finalmente chegou à região de Ciudad del Este. De acordo com o Diário Vanguardia, neste final de semana, eram poucos os locais que ainda contavam com estoque para venda, situação que provocou, inclusive, o súbito incremento de preços. Menos mal que, por tratar-se de uma região fronteiriça, os consumidores podem, em caso de emergência extrema, recorrerem a Foz do Iguaçu ou à argentina Puerto Iguazú.

Frase do Dia

Este Poder Judiciário é filho pródigo do Poder Legislativo, construído sobre a base dos acordos políticos costurados por grandes articuladores como o senador Galaverna, que são os grandes responsáveis por esse poder submetido ao poder político, ajoelhado ante o poder econômico e nefasto para os interesses da sociedade em seu conjunto - Aníbal Carrillo Iramain, dirigente de esquerda e secretário do Partido Popular Tekojoja, sobre a necessidade de renovação no Poder Judiciário do Paraguai.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.