sábado, 3 de julho de 2010

Suposta Censura Dispara Venda de Enciclopédia

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

A notícia de que a comissão organizada para festejar o bicentenário da independência do Paraguai teria censurado a “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário”, organizada pelo historiador Luís Verón, disparou as vendas do produto na Feira do Livro de Asunción.

Na última quinta-feira (01), o jornal ABC Color noticiou que a referida comissão, financiada pelo Estado, teria recolhido exemplares e cancelado a distribuição gratuita de 500 exemplares da obra a escolas e instituições de todo o país, por suposta “citação desrespeitosa” ao presidente Fernando Lugo.

Tal citação faria referência aos escândalos de paternidade envolvendo o ex-bispo católico e teria desagradado importantes membros do governo, que solicitaram o cancelamento de sua distribuição.

Margarita Morselli, titular da comissão, negou que tenha havido censura, no entanto, confirmou a “retirada do apoio” ao trabalho de Verón e anunciou a contratação de pesquisadores para a elaboração de um material similar, porém, com o selo oficial do governo paraguaio.

O feitiço, como de praxe, virou contra o feiticeiro, com uma obra que, até então, era desconhecida, passando a figurar na lista das mais vendidas nos estandes da Servilibro e da Editorial Intercontinental na Feira do Livro que vai até amanhã (04) em Asunción.

De acordo com o Diário Última Hora, a procura foi tanta que, ainda na tarde de quinta-feira (01), o estoque disponível na feira esgotou-se, obrigando os livreiros a solicitarem novos exemplares. O custo da enciclopédia, entretanto, é salgado: G$ 300 mil ou, no câmbio atual, R$ 120,00.

Leia Também...

Livro que Cita Filhos de Lugo é Recolhido

Censura? É o que se perguntam os leitores do jornal ABC Color nesta quinta-feira (01), com a notícia de que o volume único da “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário”, de Luis Verón, foi retirado de circulação pela comissão responsável por sua publicação. Mais...

Governo Nega Censura a Enciclopédia Biográfica

Ante a polêmica gerada pela denúncia de que exemplares da “Enciclopédia Biográfica Paraguaia do Bicentenário” teriam sido recolhidos por menções aos escândalos de paternidade de Fernando Lugo, a assessoria da presidência saiu a público para negar. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.