sábado, 3 de julho de 2010

Vídeo da Sportv Irrita Internautas Paraguaios

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

A veiculação de uma infeliz reportagem pelo canal brasileiro Sportv, referindo-se de maneira irônica ao Paraguai, provocou a irritação de internautas paraguaios nesta sexta-feira (02). No material, são feitas referências à cultura, à paisagem e aos aspectos físicos dos moradores do país.

Clique na seta para reproduzir o vídeo.

Como era de se esperar, a polêmica rapidamente chegou aos meios de comunicação, com o Diário Última Hora lamentando a xenofobia retratada e apontando que “o audiovisual não tem desperdício para medir os níveis de 'apreço' que despertamos em muitos do país vizinho, herdeiros dos bandeirantes”.

O ABC Color, por sua vez, considera que “a rede de televisão menospreza a tarefa da seleção paraguaia e indica que o Paraguai só chama a atenção por Larissa Riquelme”. Nos sites de ambos jornais, o número de comentários a respeito do vídeo ultrapassou a casa da centena.

Paródia Espanhola

Mais grave que o caso Sportv, no entanto, é o incidente diplomático gerado por um mal-sucedido quadro de humor veiculado pelo programa “Uau”, da rede espanhola Canal 4. Na paródia, um humorista fantasiado de “criança paraguaia” destila xenofobia e ignorância ao referir-se ao país e seus moradores:

Clique na seta para reproduzir o vídeo.

A respeito, a Secretaria da Infância e da Adolescência do Paraguai enviou uma nota ao governo e à rede de televisão espanhola criticando o conteúdo veiculado. Nesta sexta-feira (02), a embaixada da Espanha no Paraguai emitiu comunicado solicitando desculpas pelo ocorrido.

Leia Também...

Cantora Paraguaia Responde Vídeo da Sportv

Ironizada em vídeo levado ao ar pelo canal brasileiro Sportv, ressaltando os “encantos” do Paraguai, a cantora Ramonita Vera, natural de Encarnación, respondeu ao material que revoltou internautas de todo o país e gerou exacerbadas discussões na imprensa local. Mais...

Sportv Pede Desculpa ao Povo Paraguaio

Ante a polêmica gerada pelo vídeo veiculado na semana passada, em que ironizava aspectos culturais e a aparência do povo paraguaio, o canal brasileiro Sportv emitiu, neste final de semana, matéria na qual pede desculpas à população do país vizinho pelo exagero. Assista. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.