sexta-feira, 2 de julho de 2010

Violência Preocupa Moradores da Fronteira Seca

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Moradores da fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul aguardam, ansiosamente, a visita do presidente Fernando Lugo para a entrega de documentos reivindicando o aumento do patrulhamento na região, como forma de combater a crescente criminalidade.

Na semana passada, Lugo foi impedido de desembarcar na cidade de Capitán Bado, devido à escassa visibilidade na pista do aeródromo local. Na ocasião, Juan Bartolomé Ramírez, governador do departamento (estado) de Amambay, pretendia debater com o presidente a situação de insegurança na fronteira.

Entre os fatores que contribuem para esta triste realidade, que atinge moradores de Pedro Juan Caballero, Capitán Bado e suas vizinhas brasileiras, Ponta Porã e Coronel Sapucaia, a atuação de narcotraficantes que utilizam a região para o plantio de maconha e o envio de cocaína procedente da Bolívia.

No mês de abril, Pedro Juan Caballero foi palco do atentado contra o senador Roberto Acevedo, que resultou na morte do segurança e do motorista do parlamentar. Em Capitán Bado e distritos de sua zona rural, são comuns os casos de mortes ordenadas pelos narcotraficantes.

O crime mais recente ocorreu na última quarta-feira (30), com o ajustiçamento de um homem identificado como Marino Benítez López, cujo cadáver foi localizado na Colônia Mariscal López. Desde o início do ano, mais de 30 execuções foram registradas apenas no lado paraguaio da fronteira seca.

Leia Também...

MPF Cobra Aumento da Fiscalização em Ponta Porã

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a União, solicitando a contratação ou o remanejamento de mais servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) à cada vez mais comercialmente movimentada fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Mais...

SMS Semeia Terror Entre Jovens da Fronteira

Jovens e familiares em pânico em Ciudad del Este e municípios do lado paraguaio da fronteira, com a circulação de uma série de mensagens anônimas, via SMS, advertindo sobre a morte de um jovem por final de semana e divulgando uma lista com prováveis alvos. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.