quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Arquitetos da Copa do Mundo Reúnem-se em Foz

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Além do Congresso Brasileiro dos Colunistas Sociais e do Encontro Nacional da Amizade, Foz do Iguaçu recebe, nesta quinta-feira (19), o quinto encontro do “Time de Arquitetos da Copa 2014”, que reúne os responsáveis pelos projetos dos estádios que sediarão o mundial do Brasil.

O evento vai até amanhã (20), no Hotel Internacional, e contará com a participação dos responsáveis por 10 dos 12 estádios da copa, entre eles, Carlos Arcos, responsável pela readequação da Arena da Baixada, de Curitiba, ao caderno de encargos apresentado pela FIFA.

No caso da capital paranaense, a viabilização do projeto, com o apoio do poder público, já está praticamente garantida. O principal entrave era a resistência do próprio Atlético Paranaense, contrário ao endividamento do clube para atender às exigências da federação internacional.

Além dos estádios, os planos projetados ou estudados pelos arquitetos incluem o entorno das praças esportivas e aquele que será o principal desafio do Brasil durante o mundial: a mobilidade urbana e a conexão entre as cidades-sede e os principais destinos turísticos em evidência.

Projetos populistas, como o trem-bala ou o metrô de Curitiba, dificilmente sairão do papel, obrigando os profissionais à busca de soluções alternativas. Em Foz do Iguaçu, que pleiteia o status de sub-sede, um dos principais gargalos é o acanhado Aeroporto Internacional.

Leia Também...

Ciudad del Este Quer Traje de Gala para Copa 2014

A previsão de que multidões de turistas invadam a região fronteiriça durante a realização da Copa do Mundo de 2014, que terá jogos em Curitiba, está animando empresários e autoridades do lado paraguaio da fronteira, que esperam, desde já, garantir um lugar ao sol. Mais...

Foz do Iguaçu Apresenta Projeto para Copa de 2014

As 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 já foram definidas pela FIFA, porém, Foz do Iguaçu segue no páreo para tornar-se um dos destinos auxiliares à sede curitibana, abrigando a pré-temporada de seleções e hospedando turistas do mundo inteiro. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.