quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Camponeses Pedem Compra de Terra de Brasileiro

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Camponeses do departamento (estado) de San Pedro, centro-norte do Paraguai, foram nesta terça-feira (17) até a capital do país, Asunción, para dialogar com autoridades do governo e representantes das bancadas partidárias sobre a compra das terras do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira.

Situada no local conhecido como Paso Kuruzú, a estância pertencente a Teixeira e a outros 10 sócios conta com 22 mil hectares de extensão (15 mil dos quais, cobertos por mata nativa) e é lindeira a outras três áreas desapropriadas, ainda nos governos colorados, para a instalação de assentamentos camponeses.

Oferecidas por Teixeira por US$ 31,5 milhões, as terras estiveram prestes a serem compradas pelo governo, em 2009, não fossem as publicações do jornal ABC Color denunciando superfaturamento e supostas irregularidades com a escritura do imóvel.

Na reunião desta terça-feira (17), que teve, entre seus participantes, o presidente Fernando Lugo e o titular do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra (INDERT), ficou definida a criação de uma comissão para analisar as reivindicações dos camponeses e estudar alternativas de reassentamento.

Desde a semana passada, as terras de Teixeira estão ocupadas por radicalizados que reivindicam a imediata expropriação do imóvel e sua partilha entre as famílias de lavradores.

Questionado sobre os rumores de que teria incentivado a invasão, como forma de “forçar” o governo a adquirir a propriedade ou, então, indenizá-lo pela perda. Teixeira negou, na última segunda-feira (16), que esteja relacionado com os radicais. Disse, ainda, que pelo menos por ora, a propriedade não está à venda.

Leia Também...

Brasileiro Nega que Terras Estejam à Venda

Acusado pelo jornal ABC Color de superfaturar terras oferecidas ao governo paraguaio para o assentamento de camponeses em San Pedro, o brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira negou, nesta segunda-feira (16), que seus 22 mil hectares em Paso Kuruzú estejam à venda. Mais...

ABC Color Lista “Interesses” em Terras de Brasileiro

Inimigo nº 1 do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira, o jornal ABC Color publicou nesta quarta-feira (11), em sua edição virtual, uma lista de supostos motivos pelos quais o governo paraguaio ainda não desistiu da compra dos 22 mil hectares da Estância Paso Kuruzú. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.