sábado, 28 de agosto de 2010

Caravana do JN Mostra Fronteira Brasil / Paraguai

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

O projeto JN no Ar, do Jornal Nacional, desembarcou nesta sexta-feira (27) na cidade fronteiriça de Ponta Porã (MS), separada da paraguaia Pedro Juan Caballero apenas por uma avenida. Ernesto Paglia, repórter viajante, mostrou aspectos peculiares da rotina dos moradores da região.

Clique na seta para reproduzir o vídeo.

A reportagem, que aborda de forma positiva as relações entre moradores de Brasil e Paraguai, mostra a integração entre os povos de ambos lados da fronteira seca, mas, também, a existência de problemas como o crime organizado e as constantes disputas entre comerciantes de Ponta Porã e Pedro Juan.

Um dos aspectos mais interessantes retratados foi o fato de uma escola brasileira ter 85% de seus alunos residentes no Paraguai e, muitas vezes, falantes apenas do guarani, situação que traz dificuldades extras a professores não familiarizados com a cultura da região.

Depois que crescem, as crianças ficam perfeitamente trilíngues. Mas, para que elas não percam as raízes, a escola brasileira adapta as aulas de cultura e dança conforme a música, música paraguaia”, destaca o repórter, em material que pode ser conferido no vídeo acima ou, então, clicando aqui.

Leia Também...

Fantástico Mostra “Fábrica de Relógios” na Fronteira

O programa Fantástico exibiu, no último domingo (15), reportagem que mostra o “caminho da pirataria” em território brasileiro e desemboca, invariavelmente, em Ciudad del Este, onde com o uso de câmeras ocultas, registrou-se o funcionamento de uma “fábrica” de relógios. Mais...

Fantástico Mostra Farra de Vereadores em Foz do Iguaçu

O programa dominical Fantástico exibiu, em sua edição de ontem (08), indignante matéria que mostra a “farra” de vereadores de todo o país, que participam de cursos promovidos por institutos que oferecem, entre outros serviços, a venda de diplomas e certificados. Assista. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.