segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cônsul Paraguaio Teme Expulsão de Ilegais

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Preocupado com a notícia de que paraguaios que trabalham de maneira informal em Foz do Iguaçu, em especial, na região da Vila Portes, podem ser expulsos pelas autoridades trabalhistas brasileiras, o cônsul do Paraguai na cidade, Luis Digno Moriz, disse que solicitará explicações a respeito.

Em declarações reproduzidas pelo Diário Vanguardia, Moriz disse não crer na eficácia de medidas radicais como a expulsão, recordando que, do lado paraguaio da fronteira, pelo menos mil brasileiros residentes em Foz do Iguaçu trabalham irregularmente em lojas de Ciudad del Este.

Na opinião do cônsul, o número de paraguaios que trabalham ilegalmente em Foz do Iguaçu é muito menor do que o estimado por meios de comunicação da fronteira, uma vez que é grande a colônia paraguaia na cidade e muitos de seus residentes são nascidos e documentados no Brasil.

Em caso de “perseguição” aos trabalhadores, no entanto, Mori\ afirmou que as portas do consulado estarão abertas para assessoria jurídica e prestação de apoio aos compatriotas em situação de risco.

Entre as principais ocupações dos paraguaios que trabalham em Foz do Iguaçu, serviços braçais como carregadores e auxiliares de serviços gerais. Entre as mulheres, as profissões mais comuns são vendedoras e domésticas, muitas delas, menores de idade e em situação análoga à escravidão.

Leia Também...

ABC Color Denuncia Máfia Brasileira na Fronteira

Para o jornal ABC Color, do Paraguai, não há dúvidas: se a ilegalidade hoje impera na fronteira, isso deve-se, em grande parte, à própria demanda por atividades ilegais em território brasileiro, abastecida por máfias que utilizam o Paraguai como ponto de passagem. Mais...

Paraguai Investiga TAM por Contratação de Ilegais

Presente no Paraguai como “herdeira” da antiga Linhas Aéreas Paraguaias (LAP), a brasileira TAM está sendo investigada pela Direção Nacional de Migrações devido à denúncia de que teria contratado três funcionários que encontram-se em situação irregular no país. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.