terça-feira, 17 de agosto de 2010

DOF Anuncia “Arroxo” na Fiscalização de Pneus

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Ante o aumento no contrabando de pneus novos e remoldados na região de fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), do estado pantaneiro, anunciou que está apertando o cerco contra este tipo de ilícito.

Em declarações reproduzidas pelo portal Fátima News, o coronel Joel Martins dos Santos, diretor-geral do DOF, relatou que, desde o início do ano, 8.484 pneus já foram apreendidos pelos agentes sob seu comando. A procura por pneus no país vizinho deve-se, principalmente, à abissal diferença de preços.

Os baixos preços são os principais fatores, os pneus acabam sendo comercializados sem nenhum tipo encargo e isso atrai a atenção do consumidor. Porém, é necessário que o consumidor fique atento à qualidade do produto”, relembrou.

Grande parte dos pneus contrabandeados é colocada no mercado com metade de sua vida útil. O comerciante acaba disfarçando o problema e o consumidor corre sério risco de ser prejudicado”, agregou.

O aperto na fiscalização, segundo Martins, faz parte das ações da Operação Sentinela, iniciada em março, em toda a faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai. Em Mato Grosso do Sul, participam, além do DOF, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal do Brasil (RFB).

Com a Operação Sentinela, as fiscalizações em áreas de fronteira continuarão intensas. Como não há uma base fixa do DOF para que os contrabandistas tenham como referência para poder burlar a fiscalização, nossas operações têm obtido sucesso”, avaliou o diretor-geral, demonstrando-se satisfeito com o trabalho realizado até o momento.

Leia Também...

Polícia Apreende Caminhão com Carga de Pneus

A Polícia Civil de Foz do Iguaçu apreendeu, na noite de terça-feira (03), na BR-277, um caminhão que deixaria a fronteira carregado com pneus contrabandeados do Paraguai. A abordagem ocorreu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Terezinha de Itaipu. Mais...

PF Apreende Pneus Contrabandeados do Paraguai

Policiais federais de Guaíra apreenderam, em dois dias de fiscalização, mais de mil pneus trazidos ilegalmente do Paraguai, em vistoria a uma residência e operação na barranca do rio Paraná, esta última, em parceria com a Força Nacional de Segurança. Mais...

2 comentários:

  1. É possivel comprar dois pneus, um dianteiro e outro trazeiro para minha motocicleta estando dentro da cota de 300 dolares?

    ResponderExcluir
  2. Não. Importação de pneus via cota de pessoa física está proibida por determinação federal.

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.