quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Exército Faz Nova Mobilização na Fronteira

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Em medida interpretada pela imprensa paraguaia como nova “demonstração de força” por parte das autoridades do Brasil, o Exército Brasileiro deu início, nesta quarta-feira (11), a uma nova mobilização de tropas na fronteira seca entre Mato Grosso do Sul e Paraguai.

De acordo com o Ministério da Defesa, trata-se das operações Nabileque e Forpem, previstas com antecedência no calendário militar e devidamente comunicadas ao governo paraguaio, não estando, em hipótese alguma, vinculadas aos incidentes registrados na região desde a semana passada.

O principal foco de tensão é a divisa urbana entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, com empresários e representantes políticos do lado paraguaio questionando seus pares do lado brasileiro pela realização de obras viárias que teriam, como único objetivo, dificultar o acesso ao comércio pedrojuanino.

Cifras mencionadas pela imprensa paraguaia dão conta de que 800 homens e 100 veículos militares, procedentes de 10 destacamentos militares de Mato Grosso do Sul, participam do deslocamento que engloba o arco entre o Pantanal e a fronteira entre Mundo Novo e Salto del Guairá.

Neste sentido, tropas estão posicionadas em rodovias nos arredores de Ponta Porã, Dourados, Coronel Sapucaia e Bela Vista, entre outros pontos, com ordens expressas de vistoriar o trânsito de veículos e apreender mercadorias e substâncias proibidas trazidas ao Brasil pela via da ilegalidade.

A presença dos militares deve durar até o fim de semana, ocasião em que as forças policiais voltam a assumir o controle da fiscalização. Na fronteira entre Paraná e Paraguai, não há mobilização militar e os controles continuam a ser realizados pelas polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF).

Leia Também...

MP Intervém Portos Clandestinos no Rio Paraná

O Ministério Público do Paraguai realizou, na noite de quinta-feira (05), operação surpresa na barranca do rio Paraná em Ciudad del Este, com o objetivo de flagrar a atuação de contrabandistas e traficantes nos portos clandestinos no setor “Kuwait” do bairro San Miguel. Mais...

Paraguaios Criticam Bloqueio de Esquinas Fronteiriças

Mais um dia de clima tenso na fronteira entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, desde que, na quinta-feira (05), a prefeitura da cidade brasileira deu início a obras nas proximidades da linha fronteiriça e interditou algumas das principais passagens. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.